Apadrinhamentos 2022 – Mais uma campanha bem sucedida

“UM PRESENTE COM FUTURO – A EDUCAÇÃO ABRE HORIZONTES”

Este título foi o mote para mais uma campanha de apadrinhamento de seis jovens estudantes de Moçambique, nos seus estudos de nível médio ou superior. Com ela demos continuidade às campanhas de anos anteriores e, tal como então, os muitos apoios recebidos permitiram chegar aos objetivos traçados.

O futuro faz-se a partir do presente. A presença física que é o nosso contacto e o nosso apoio constitui também um presente que se oferece. Fazemo-nos presentes na vida dos estudantes para que a abertura de horizontes que a educação proporciona lhes abra as portas do futuro.

Capacitar jovens de Moçambique para que adquiram competências de nível médio ou superior é dar-lhes oportunidades acrescidas em favor dum futuro de sucesso, para eles e para quantos vão beneficiar dessas mesmas competências postas ao serviço das comunidades. As provas dadas e o sucesso escolar destes estudantes nos anos anteriores, apesar dos constrangimentos nas atividades de ensino devidas à pandemia, eram logo à partida a melhor garantia de que esta campanha iria valer a pena.

Temos boas notícias! Já enviámos as contribuições angariadas para as Casas às quais os estudantes estão ligados: Casa do Gaiato de Moçambique, Casa Madre Maria Clara e Casa de Santa Maria do Cenáculo. Do lado de lá, os estudantes estão em plena época de exames finais e os resultados já conhecidos são 100% positivos. A Celeste vai para o último ano de Ensino de Português no ISCED de Xai-Xai, a Silvina para o 2º ano de Ação Social no ISMMA – Instituto Superior  Maria Mãe de África, o Joaquim para o 3º ano de Gestão de Recursos Humanos na Univ. S. Tomás de Aquino, a Delúvia para o 3º ano de Agropecuária, o William para o 3º ano de Psicologia Educacional e o Zeca será finalista em ensino de Física, com minor em Energias Renováveis, estes três na Universidade Pedagógica. Todos têm manifestado a sua gratidão pela oportunidade que lhes estamos a oferecer e todos se esforçam para corresponder ao nosso presente com o seu sucesso académico.

Vale a pena continuar a investir em presentes com futuro, abrindo os horizontes destes jovens através da sua educação.

Ângelo Soares Voluntário da SMV