Pedro Gonçalves – homenagem de Eugénio Tobias

Conheci o Dr Pedro na sua missão de voluntário no Hospital Rural do Songo como membro da Associação Ser Mais Valia.

Ficou uma pequena amizade e continuamos a falar algumas vezes por mensagens de email.

Quando tive o desejo de estudar em Portugal, foi o Dr Pedro que me deu força para avançar. Mas foi no dia 04 de Outubro de 2019 que cheguei pela primeira vez em Portugal, o Dr Pedro estava lá controlando as horas para a minha chegada.

Ele Viajou de Sesimbra até ao Porto só para me receber. Recebeu-me e ficamos alojados juntos no quarto de duas camas no Hotel do Norte na rua de Santa Catarina. No dia seguinte levou me à faculdade, reunimos e fez me entrega a Direcção do mestrado e pediu que eles cuidassem de mim. Tratou o meu cartão de transportes urbanos e mostrou-me os locais importantes da cidade. Depois de 3 dias juntos, comecei a sentir o preenchimento do espaço que há muitos anos estava vazio, quando perdi o meu pai aos 10 anos de idade. Voltei a sentir “o calor de um pai” aos 33 anos.

Passei férias, alguns feriados e fins de semana na sua casa em Sesimbra. Vivíamos como pai e filho. Todos os dias das minhas férias passávamos em viagens por Portugal. Apresentou-me boa parte da sua família e amigos, conseguiu-me uma bolsa de estudos e suportou todos os meus dias em Portugal (2 anos).

Quando concluí o curso e quando me despedia para voltar a Moçambique, o Dr. Pedro disse-me: “Fico a espera que venhas passar férias na minha casa com a tua esposa e filhos sempre que poderes, tens sempre espaço nesta casa”.

Passei a chamar-lhe de PADRINHO. Até qua a nossa foto tirada na praia de São Julião, foi parar no livro da Câmara do Comércio Portugal- Moçambique, edição 2020, página 93 com a legenda: “Eugénio e seu padrinho”.

Da mesma maneira que o senhor cuidou de mim como filho, gostaria muito de estar perto e cuidar de si nos seus momentos difíceis. Peço desculpas por não ter conseguido.

A sua forma de ser deixou uma marca e uma aprendizagem para sempre. Neste momento só tenho a dizer OBRIGADO tudo.

Descanse no consolo de Deus, Padrinho.
Eugénio Tobias