Melhoria da Proficiência em Língua Portuguesa na República da Guiné-Bissau

A Ser Mais Valia (SMV) em parceria com o Camões IP (Camões, Instituto da Cooperação e da Língua) desenvolveu um projeto de Melhoria da Proficiência em Língua Portuguesa para a Administração Pública, destinado a funcionários do Ministério da Educação e do Ministério da Defesa, que decorreu entre 15 de janeiro a 15 de fevereiro, em Bissau, capital da República da Guiné-Bissau.

Aida Batista, a voluntária da SMV que liderou o projeto no terreno, ministrou um curso de 60 horas letivas, que teve como público 15 Inspetores do Ministério da Educação, decorrendo de 2ª a 6ª feira, das 14h às 17h, numa sala das instalações do Centro Cultural Português.

Devido aos feriados nacionais e ao cancelamento de aulas provocado pela instabilidade política, a carga horária teve de ser acrescida de mais meia hora diária e a participação num seminário organizado pelo docente formador António Pereira.

A taxa de assiduidade foi bastante elevada e todos os participantes manifestaram interesse. No entanto, há que considerar as frequentes faltas por desgosto, tendo em conta o elevado índice de mortalidade do país.

A pedido do adido cultural António Nunes, a voluntária disponibilizou-se também a dar uma formação de 12 h letivas a quatro funcionários dos serviços da Cooperação, na segunda quinzena da missão, de 2ª a 5ª feira, das 11h às 12.30h.

É de sublinhar que as estruturas físicas locais – sala de aulas e biblioteca – além estarem equipadas com mobiliário ajustado à função, permitem o acesso livre e gratuito à internet na biblioteca.

Em termos de capital humano, tanto o adido cultural como a assessora para a cooperação, Paula Costa, foram inexcedíveis no apoio e resolução de problemas dos voluntários, desde a chegada ao aeroporto até ao dia da partida, o que garante maior segurança e conforto a quem parte para estas missões.

Aida Baptista
voluntária da SMV