Missões em Angola e na Guiné

Desde 16 de Novembro o Pedro Coutinho está em Angola. Em Calumbo, nos arredores de Luanda este voluntário vai dar continuidade ao projecto iniciado no ano passado, apoiando a capacitação de professores do Pavilhão de Formação de Artes e Ofícios de Calumbo .

Esta missão decorre de uma parceria com o   Ministério da Administração Interna, Trabalho e Segurança Social de Angola e os Missionários Passionistas em Angola, e tem como objectivo reforçar as competências de formadores de informática e outros professores nas ferramentas Word, Excel e Access da Microsoft.

É sempre um desafio encontrar o que é mais motivador, ligar conhecimentos técnicos com o dia-a-dia, fazer a adaptação das nossas expectativas e desejos ao terreno e às expectativas e desejos dos que vamos encontrar. O Pedro em breve dará mais notícias, nos contará  como uma receita culinária lhe foi útil e de como encontrou num banco de jardim o seu posto de trabalho preparatório.

O António Velhinho fez a sua missão em Bissau, em parceria com o Instituto Camões, e não tínhamos ainda dado conta do que foi esta sua jornada de reforço dos conhecimentos da língua portuguesa junto de jovens estudantes e de funcionários do Ministério das Finanças que desta forma quiseram melhorar conhecimentos e usos da língua.

A forma entusiasta como este nosso voluntário realiza as suas missões pode ser acompanhada no seu blog (aqui). Entretanto deixamos-lhe uma imagem bem representativa do que são outras formas de trabalhar a gramática portuguesa.