Moçambique: Quem chega e quem parte

Não tarda é tempo da Fernanda Antunes regressar de Xai-Xai. A sua missão com as bibliotecas escolares do Xai-Xai está mesmo a terminar. No dia 28 de Agosto parte o Ângelo Soares, rumo a Maputo. Vai visitar as instituições do Projeto Famba! (vejam a campanha que também é notícia), e com os responsáveis locais e a organização Khandlelo, preparar as formações nas áreas da gestão e sustentabilidade.

Aqui fica o relato da Fernanda, há quase dois meses a fazer Passaportes para a Leitura.

Terminada a animação de leitura nas escolas, porque estão em interrupção lectiva, demos início às sessões de leitura para crianças no Jardim Municipal e/ou Biblioteca Municipal.  Tem corrido muito bem. Num dia em que tinha a sala cheia de crianças e estava completamente concentrada no que estava a fazer, ao terminar olhei para trás de mim, tinha as senhoras da Biblioteca, o responsável Biblioteca e o senhor Vereador estavam a ouvir encantados, eu não sei quem os chamou… Todos me tratam com carinho e simpatia e estão muito satisfeitos com a iniciativa. 

Outra atividade que também já realizada foi a formação ao pessoal não docente, do Jardim Infantil do Chimundo da Congregação das Irmãs Franciscanas. Fiz em parceria com a Irmã Angelina que é Educadora nessa instituição. Correu muito bem, durou uma semana,  no último dia construímos alguns brinquedos com materiais de desperdício. 

Nestas duas semanas estamos na reorganização da Biblioteca Municipal e a criar a sala específica para as crianças.  Na próxima semana vamos ter formação com os professores responsáveis pelas bibliotecas nas escolas. Como vêem há  muito trabalho. 

Já fiz aqui amigas que me tratam muito bem e no fim-de-semana levaram-me a passear.  Uma história bonita que vos hei-de contar em pormenor

Fernanda