Missão Songo 2022

Moçambique. Missão no Hospital do Songo

Durante o mês de agosto a Mercês Nunes e o Lincoln Justo da Silva, deslocaram-se ao Hospital Rural de Songo na província de Tete – Moçambique. Levaram como objetivos atualizar conhecimentos na área da Saúde Materna e Obstétrica assim como na Saúde Infantil e Neonatal. O segundo objetivo foi capacitar os profissionais de saúde para o desempenho de tarefas necessárias para a melhoria da qualidade de serviços nas áreas de missão.

A sua atividade desenvolveu-se não apenas no Hospital Rural do Songo e comunidades adjacentes mas também nos Centros de Saúde localizados em áreas remotas distando 100 Km da sua base.

Apesar do empenho e dedicação dos profissionais, a sua ação fica muito condicionada pelos inúmeras carências a nível de instalações, equipamento, material clínico e em particular as enormes dificuldades de transporte que impedem as transferências atempadas das situações mais graves.

As barreiras com que se confrontaram não impediram os nossos voluntário de colaborar tanto no planeamento das ações que introduziam as necessárias mudanças  como no exemplo de como fazer para o desenvolvimento da estratégia acordada com a chefias locais.

A chefia do Hospital do Songo e os nossos voluntários concordaram que a sustentabilidade das mudanças implementadas só poderá ser garantida com a manutenção das missões nos anos seguintes.

Lincoln Justo da Silva
Voluntário da SMV