Mulheres Africanas – Início do ano letivo 2023/2024

Em outubro, teve início o ano letivo 2023/2024 das Mulheres Africanas.

Esta vertente do projeto “Bairro em Movimento” desenvolve-se em parceria com a Associação Moinho em Movimento, do Bairro Moinho das Rolas, em Porto Salvo, concelho de Oeiras.

Desde abril de 2018 que acompanhamos senhoras, maiores de 55 anos de idade, de origem africana, a realizarem o seu sonho de aprender a ler, escrever e a terem acesso ao mundo digital. Em paralelo, desenvolvem as suas apetências para o movimento e a dança.

As três atividades que cumprem o seu desejo de aprender, além de possibilitarem a aquisição de novos conhecimentos que lhes permite um diálogo mais efetivo com o mundo escolar vivido pelos netos, é, sobretudo, uma oportunidade de convívio entre as senhoras. Este veículo agregador dos mais velhos permite envelhecer de forma ativa e saudável.

Colaboram nesta vertente do projeto, como professores nas diferentes áreas, a Isabel Amorim e o Raúl Gaião em língua portuguesa, a Isabel Bettencourt, no movimento e a Lurdes Pedra e o Edmundo Cardeira, na informática, todos eles voluntários da Ser Mais Valia.

A cooperação efetiva entre os mais velhos é muito profícua. A Ser Mais Valia, ao congregar-se para desenvolver projetos de Cidadania e Desenvolvimento, é exemplo de como se pode envelhecer bem colocando as suas competências ao serviço da comunidade.

 

 

Maria Helena Coelho

Voluntária SMV