Aprender para Viver Melhor – Moçambique

 

Os cursos profissionais são uma vertente do ensino que privilegia a formação prática, concebida para o exercício eficaz de uma profissão. Trata-se de um meio formativo que contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências dos formandos, promovendo a sua autonomia e iniciativa.

O curso de Eletromecânico de Refrigeração e Climatização, foi concebido com o objetivo de dar aos jovens/adultos, oportunidades de se apresentarem no mercado de trabalho com uma qualificação específica que lhes permite melhores níveis de empregabilidade e empreendedorismo.

A experiência formativa realizada em anos anteriores em Maputo, em parceria com a Associação Juvenil Khandlelo e o Centro de Formação Profissional de S.José de Langhuane, provou como as competências adquiridas nesta área de formação permitiu aos jovens/adultos,a empregabilidade e a criação de pequenas empresas, trazendo uma mudança significativa  nas suas vidas.

Em 2023, a Associação Khandlelo, conhecedora dos resultados da formação anterior, solicitou à SMV a implementação de um novo curso, desta vez no  âmbito do Projeto “Construir um empreendedor para a vida 

Esta ação que é composta por duas partes distintas ( aulas teóricas e práticas), contou com a presença de 24 formandos que mostraram um bom nível de motivação para a aprendizagem e decorreu no Centro de Formação Juvenil do Concelho Municipal de Magoanine C, em Matendene, (arredores de Maputo), local de residência da maioria dos formandos.

No início foi entregue um manual pedagógico produzido para o acompanhamento da formação teórica, bem como algum material base para a primeira parte do curso.

Ao mesmo tempo que decorria a formação teórica, era necessário preparar o espaço  para a realização da formação prática, dada a inexistência de oficinas neste centro de formação que se encontrava praticamente  desativado. Esta atividade decorria no período pós aulas teóricas e implicou deslocações sucessivas à cidade de Maputo, para adquirir os materiais e o  equipamento indispensável à concretização da formação modular de eletromecânico de refrigeração.

Atrasos no transporte destinado às deslocações do formador  que se encontrava alojado aproximadamente à distância de  10Km  do Centro de Formação e o decurso das eleições autárquicas em Moçambique ,que por sua vês provocaram alguns tumultos sociais ,obrigando à paragem das aulas  por dois dias ( greves, manifestações, encerramento do comércio, paragem dos “chapas”),levaram à necessidade de alterar  o  programa pré-estabelecido para o desenvolvimento do curso.

No entanto, o interesse dos formandos na aprendizagem, facilitou a adaptação do programa ao tempo  e aos materiais que aos poucos iam sendo adquiridos. O importante era  encontrar as soluções que no dia a dia garantissem a evolução dos conhecimentos e a aquisição das competências nesta área profissional .

A  poucos dias de terminar a formação os quatro grupos de trabalho constituídos por 6 formandos, festejaram a construção de um Schiller de arrefecimento e posterior congelação de água tal como inicialmente tinha sido proposto.

Dado que o atraso na aquisição dos materiais não permitiu a conclusão do módulo de Execução de operações de soldadura, sugeri que um dos formandos do curso anterior que tenho vindo a acompanhar e que está estabelecido por conta própria, completasse  a formação  em sessões práticas de  soldadura. Esta sugestão foi aceite com agrado pela equipa da Khandlelo,  que vê um ex-formando já com alguma prática na profissão, monitorizar novos formandos.

O contacto com a turma continua diariamente, pois tal como prometi, todos os dias envio informações técnicas através do whatsapp para o grupo criado com esse propósito, e ao mesmo tempo, respondo a duvidas que têm sobre a solução de avarias em geleiras e congeladores com as quais já se sentem aptos a trabalhar.

Reconhecendo a existência de constrangimentos no dia a dia, que a motivação dos formandos e o objetivo que tracei para esta missão ajudaram a ultrapassar, a minha convicção  de que a aposta na formação profissional nos PALOP é uma oportunidade na melhoria da qualidade de vida dos jovens /adultos sai reforçada.

E quando um ex formando, conhecedor da minha estadia em Moçambique, caminha 20 Km num percurso de ida de volta, para me ver e agradecer os benefícios que o curso que frequentou no ano de 2022 trouxeram à sua vida, a minha alma rejubila e o que espero para o futuro é que na SMV cresçam novos projetos na área da formação profissional nos PALOP.

Obrigado por mais esta oportunidade de missão.

 

Filipe Santos

Voluntário SMV