Estamos num tempo em que a informação, venha de perto ou de longe, nos chega transpondo instantaneamente as distâncias. Tudo parece acontecer mesmo aqui ao lado!
No entanto, para muitos jovens estudantes moçambicanos, há distâncias grandes a vencer: as do acesso a uma formação académica de nível superior e, com esta, a um futuro melhor. Por isso, animados pelo êxito dos que já apadrinhámos anteriormente, uma vez mais lançamos uma campanha de apadrinhamento. Transformamos a distância física que nos separa em proximidade de objetivos e de concretizações; assim enriquecemos a nossa cidadania e, para estes jovens, oferecemos uma oportunidade de horizontes mais largos e de transformação nas suas vidas.
Os estudantes que queremos apoiar são-nos propostos por algumas instituições com as quais a Ser Mais Valia tem colaborado, por darem mostras das suas capacidades e grande determinação. O seu sucesso académico é para eles e para nós motivo de grande satisfação e a garantia de que vale a pena o investimento que fazemos na sua formação, que eles valorizam muito mais do que imaginamos, por perceberem quanto faz a diferença nas suas vidas.
Neste ano, vamos ajudar duas meninas, da Casa Madre Maria Clara, em Maputo: a Cleide, que quer frequentar o curso de enfermagem, e a Cecília, que já começou o curso médio de Contabilidade. Vamos também apoiar três rapazes da Casa do Gaiato de Moçambique: o Joaquim, a concluir o curso de Gestão de Recursos Humanos, já apoiado nas campanhas anteriores, e dois novos candidatos: o Carlos Ilídio, que pretende ingressar em Gestão Aduaneira já no 2º semestre de 2025, e o Jerónimo Arnaldo, que vai candidatar-se a Engenharia Química. Por indicação das Irmãs de Santa Maria do Cenáculo, em Chicumbane (Xai-Xai), vamos ainda apoiar o Raul, que vai candidatar-se a Ensino de Matemática, e o Saul, que pretende iniciar o curso de Ensino de Francês.
Ao ajudar estes jovens a fazerem os seus cursos, oferecemos caminhos para um futuro mais feliz, apoiamos e reforçamos a sociedade que integram e querem desenvolver, e contribuímos à nossa escala para que os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável tenham concretização em quantos vão beneficiar das competências adquiridas e postas ao serviço das comunidades.
Convidamos à participação nesta nova campanha, que nos faz próximos destes jovens que, lá longe, sonham com um futuro melhor e se esforçam por torná-lo realidade. Podemos colaborar não só com donativos (seguindo as indicações no nosso site), mas também divulgando esta campanha aos nossos amigos..
Ângelo Soares
Vogal da Direção