Numa altura em que a nossa Associação atingiu já os 100 voluntários, propomo-nos conhecer mais algumas das novas caras, que frequentaram as formações para os associados, nos meses de julho e outubro de 2024.
É uma etapa muito importante que acrescenta mais trabalho e responsabilidade a todos e cada um de nós. A Ser Mais Valia cresce em número e credibilidade. O caminho para a frente só será possível se estivermos juntos para cumprir a nossa missão com os nossos valores.
Maria Fernanda Amaral, tenho 68 anos e sou licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Ingleses e Alemães – pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também realizei o Curso de Mestrado em Estudos Anglísticos. Atualmente reformada, gostaria de dedicar mais tempo ao voluntariado, nomeadamente como associada da SMV, em que espero poder ajudar novos estudantes africanos, confrontados com uma realidade desconhecida, a minorar as suas dificuldades de adaptação e promover a sua integração no ambiente académico e social, bem como dar um contributo para o desenvolvimento de competências a nível linguístico.
Maria Teresa Santos, tenho 67 anos e sou docente no Departamento de Filosofia da Universidade de Évora. Uma colega da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) deu-me a conhecer a proposta de intervenção da SMV. De imediato, encontrei conexões com o apoio que dava aos estudantes universitários estrangeiros. A minha adesão, nesta fase de conclusão do meu percurso profissional, circunscreve-se à universidade. Mas depois, poderá abrir-se ao que for necessário.
Paulo Louro, trabalhei na administração pública, especialmente em contexto autárquico. Lecionei no ensino superior nas áreas da educação e gestão autárquica. Tenho experiência de colaboração com os PALOP e Brasil quer do ponto de vista profissional quer enquanto voluntário. No presente, passo parte do ano na Guiné-Bissau colaborando ao nível da educação com uma Associação local situada na zona Norte, perto do Senegal. Espero com a Ser Mais Valia alargar os contextos e ações com que tenho vindo a colaborar, sabendo que a SMV tem tido a capacidade de desenvolver ações e projetos de enorme utilidade para as comunidades a quem se destinam.
Rogério Cansado, tenho 79 anos e sou licenciado em Finanças pelo ISCEF (atual ISEG). Fui Assistente da licenciatura de Gestão de Empresas na mesma Faculdade e fiz carreira na gestão de empresas privadas. No ano em que me reformei, comecei o mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional no ISEG, concluído em 2014. Dediquei-me, a seguir, ao “Terceiro Setor”, como mentor de projetos de empreendedorismo social do IES-Social Business School. Mais tarde e até hoje, do Centro de Inovação Social do Município do Porto. Fiz duas pós-graduações, Gestão de Organizações Sociais (AESE) e Avaliação de Programas e Projetos Sociais (Universidade Católica). Gosto de trabalhar em equipa. Estou disponível para colaborar com a nossa Associação nas áreas e atividades em que possa ser mais útil a minha experiência.
Maria Helena Coelho
Área de Gestão de Recursos Humanos