Teremos novos voluntários em breve

O concurso para novos voluntários terminou no passado dia 31/08 com 136 contactos para inscrição. É um dos candidatos? Quer saber o que se segue? Aqui damos-lhe conta dos próximos passos e de como selecionamos os voluntários da Associação Ser Mais Valia.

Os voluntários da associação Ser Mais Valia são selecionados através de um processo de 3 fases eliminatórias sucessivas.  Procuramos competências específicas, para pedidos de apoio específico, pelo que se torna essencial assegurar que teremos “a pessoa certa para a actividade certa”. A seleção é uma fase fundamental para o sucesso da iniciativa no terreno mas também para a satisfação do voluntário a quem não queremos criar falsas expectativas nem qualquer tipo de frustrações. Saiba como vai ser o processo antes mesmo de se candidatar.

Neste concurso recebemos 136 demonstrações de interesse, e 49 candidatos completaram a sua candidatura com o envio da documentação pedida. Estamos em plena seleção de voluntários, com a primeira e segunda fase do processo já em andamento. Conheça todas as etapas da seleção.

1ª – Fase – Análise de Formulário

Nesta fase analisaremos todas as candidaturas tendo como critério os requisitos divulgados, nomeadamente as questões da idade e dos perfis profissionais que deverão ser ajustadas ao que são os pedidos do terreno e às atividades previstas tendo em conta o Planeamento e Orçamento da associação. Só os candidatos selecionados nesta etapa passarão à fase seguinte.

2ª Fase – Entrevista

Os candidatos serão entrevistados por um painel de 3 elementos da Associação. Este contacto visa um esclarecimento mais detalhado do que faz a Ser Mais Valia e como faz, em particular de como podem ser as missões a realizar. Este contacto serve também para obter um conhecimento mais próximo das expectativas e disponibilidades dos candidatos. Esta é também uma fase eliminatória.

3ª Fase – Formação

Estamos cuidadosamente a preparar a fase mais exigente de todo o processo. Trata-se da formação específica, orientada para as questões da cooperação em projetos de desenvolvimento, interculturalidade e gestão de expectativas. Nestas sessões serão explorados, de forma mais profunda, assuntos como a disponibilidade para integrar futuras missões, as implicações decorrentes, a adesão aos valores e objetivos da associação e a relação com os nossos parceiros.

A frequência desta formação é obrigatória e com ela pretende-se que a decisão final – do candidato e da associação – sobre a integração do voluntário seja esclarecida e consciente, de forma a resultar mais frutuosa para todos os envolvidos.

Estamos muito entusiasmados com esta primeira seleção de voluntários. A todos daremos notícias muito em breve.