O Mundo Sénior: Ambiente e Sociedade

O envelhecimento ativo

Em 14 de maio último realizaram-se em Lousada as II Jornadas “O Mundo Sénior: Ambiente e Sociedade”, projeto de educação ambiental dedicado  à comunidade sénior do concelho e coordenado por Mariana Cardoso, responsável pelo Projeto BioSénior .

Tinham como objetivo “criar um espaço de disseminação de diferentes experiências, background, visões, abordagens, fragilidades e sucessos de vários projetos nacionais que trabalhem missões similares em duas áreas específicas que podem, ou não, cruzar-se: o envolvimento sénior em prol da conservação da natureza e da sustentabilidade ambiental, e o envelhecimento ativo”.

A Ser Mais Valia fez-se representar pelos Associados Clara Oliveira e Daniel Sousa.

Quem somos, como surgimos, qual a nossa missão e como agimos foram os pontos centrais da nossa apresentação. Na perspetiva de concretizar a nossa ação apresentaram-se, de forma sintética, os projetos Bairro em Movimento, EscritaAfricando e o Projeto Mentoring Ser Mais Valia.

Tivemos a oportunidade de conhecer outros projetos que visam, entre outros, o objetivo comum “de um envelhecimento ativo”.

Foi uma jornada de entusiasmo pela possibilidade de conhecer as dinâmicas que pelo nosso país se desenvolvem e apostam no conhecimento acumulado e disponibilizado em prol de gerações vindouras.

Clara Oliveira
Voluntária SMV