O que ainda não foi feito

Quando pensamos em férias somos invadidos por sentimentos, por vezes contraditórios, sobre como aproveitar o tempo de “não fazer” para fazer o que ainda não foi feito e, em “jeito “ de reflexão, perspectivar o futuro.

No meu ponto de vista, o que pode ser feito neste tempo, que sendo de férias se presta a uma reflexão ponderada sobre os objectivos que traçámos para a Ser Mais Valia, é focarmo-nos sobre o que de mais importante é preciso fazer, agora.

Nestes sete meses e respeitando os compromissos assumidos com a Fundação Calouste Gulbenkian, criámos uma estrutura organizativa facilitadora de uma maior autonomia e de afirmação da Associação junto de outras ONGD e Instituições e realizámos as ações previstas para este período as quais, no que respeita aos PALOP, foram mesmo excedidas.

É chegado o tempo de dar corpo às actividades de consolidação da Associação e de confirmação das suas características distintivas – Voluntariado de competências desenvolvido por cidadãos com mais de 55 anos, assim como interessar e envolver potenciais financiadores das futuras ações.
A formação dos voluntários nas áreas da cooperação para o desenvolvimento e a abordagem aos temas do voluntariado tendo em vista a melhoria do capital humano da associação, a par da implementação de circuitos facilitadores de comunicação entre os associados visando o impacto na melhoria da sua acção, são prioridades na agenda de trabalho da direção neste tempo que se aproxima.

Estamos em plena fase de candidatura de voluntários, que tal como nós encontram na Ser Mais Valia uma oportunidade de continuação do exercício ativo de cidadania, o que permite aumentar a resposta no âmbito projetos da Associação.

O crescimento da Ser Mais Valia com o aumento de associados e “as mais valias” que o reforço de competências nas áreas com maior carência profissional trazem à bolsa de voluntários, são motivos de confiança no futuro da Associação.

No regresso de férias com energias renovadas e confiança no futuro da Ser Mais Valia contamos com todos para o trabalho que ainda não foi feito.

A Presidente da Associação

Mafalda França Luz Pedro