Missão no Politécnico SOS em Bissau

O Liceu Politécnico SOS, em Bissau, tem como objetivo oferecer um ensino profissionalizante a jovens carenciados da comunidade, contemplando valências de formação técnica e profissional. O corpo docente, na pessoa do coordenador, solicitou à Associação Ser Mais Valia um seminário que permitisse aos professores a atualização e aperfeiçoamento de competências transferíveis para a prática do professor, aprofundando técnicas no âmbito das Ciências da Educação como sejam, comunicação pedagógica, cooperação e trabalho de projeto, planificação e gestão de sala de aula.

E foi assim que tive a oportunidade de trabalhar com 25 professores do Liceu. Foi um trabalho intenso, mas que decorreu de um modo interativo e com uma participação dos formandos muito gratificante. O tempo foi escasso, insuficiente para tanto tema a discutir e a problematizar, para tanta partilha.

Para mim, esta formação podia ter sido apenas mais uma das muitas experiências que já tive de formação de professores, mas foi sem dúvida uma daquelas em que senti que valeu a pena pelo empenhamento e disponibilidade dos participantes. Como diz Paulo Freire, “o ato de ensinar não é transferir, depositar conhecimento no educando, mas é criar as possibilidades para a produção ou a construção do conhecimento, por isso que ensinar exige respeito aos saberes dos educandos, aos saberes sociais construídos na prática comunitária”. Foi isso que tentei fazer.

Cecília Monteiro