Português, estrangeiros e mesa posta

O curso de Português para Estrangeiros, nível A2, destina-se fundamentalmente a imigrantes recém-chegados a Portugal, sendo os candidatos ao curso encaminhados pelo Alto Comissariado para as Migrações, ACM. É lecionado na ONGD Leigos para o Desenvolvimento, inserido no projecto S. Pedro Claver, e orientado pelo voluntários Raul Gaião.

O curso tem uma frequência semanal de 4 horas, desde 3 de Janeiro até 25 de Junho, com alunos vindos  da Venezuela – 6; México -2; Itália – 2; Indonésia – 1; Uzbequistão – 1; Paquistão – 1; Bangladesh – 1; Ucrânia – 1; Mongólia – 1; Guiné Bissau – 1.

No dia 18 de Junho, quase a terminar o curso, encontrou-se o grupo de Português para Estrangeiros no Centro de S. Pedro Claver para participar num almoço-convívio intercultural com  uma amostra da gastronomia dos vários países: ”Arepa com Perico”, “Papitas de leche andinas” (Venezuela); “Arroz doce” e “Pastéis de bacalhau” (Portugal); “Parmigiana” e “Tiramisu” (Itália); “Pulau”, “Jalebi”, “”Pakerra” e “DaheeBara” (Paquistão); “Bumbukacang”, “kacangtelur/amendoim com ovos”, “pastel sayur/pastel de legumes” e “bakwanjagung/milho frito” (Indonésia); e ainda outras iguarias espalhadas pelas mesas.

A mostra culinária foi enquadrada pelas receitas escritas e ilustradas pelos alunos e o convívio desenrolou-se com a leitura de quadras alusivas aos Santos Populares, música dos diversos países, e com alguns passos de dança, tornando o convívio deveras animado.

Além dos alunos estavam presentes alguns voluntários da Ser Mais Valia e representantes da ONGD Leigos para o Desenvolvimento.