Príncipe

No meio de tudo os momentos em que sentimos que tocámos positivamente a vida de alguém valem todas as privações.

Fiz essa oficina com os professores onde contruímos o compostor e a prensa. Vi que aprenderam muito. Senti que a minha contribuição foi apreciada. Sinto que hoje esses professores vão dar melhores aulas. Isso fez-me feliz. Preparei, com os professores e uma metodóloga, 5 aulas de Expressões Visuais e Musicais. Deixei com eles material que os vai ajudar a fazer melhores aulas. Numa aula da 2ª classe a miudagem aprendeu a canção do ABC. Numa aula!

Depois fizemos uma trovoada (inspirada no video que está ali em baixo) com miúdos da 1ª, 2ª e 5ª classes. E em vez de saltar, batemos com as mãos nas carteiras. Foi um delírio! Depois, na mesma aula alguns garotos iniciaram o primeiro ensaio a tocar a canção do ABC com um orgão de garrafas que fiz segundo a imagem anexa. Claro que houve muitas fífias, mas entraram num mundo de sonoridades que nunca tinham ouvido nem visto. Com tanta excitação nem tirei fotos, mas as memórias estão gravadas no meu coração.

Hoje fui falar à equipa Regional de combate à malária. Falei-lhes dos casebres e como os melhorar com os saberes locais. Falei-lhes de artesanato local mas elevado a um micro-empreendedorismo lucrativo.

Falei-lhes da FCG e como a Fundação trabalha. Foi meia hora. Meia hora que me foi proporcionada por um médico da OMS que por cá passou uns dias. O Dr. Luciano. Ficámos amigos. Foi hoje embora. Seguiu para Paris e depois para Harare onde está colocado. Foi o Dr. Luciano que me pôs em contacto com a equipa de erradicação da malária. Hoje, depois de ter tido essa oportunidade de lhes mostrar como o plano, que ainda não está financiado, de melhorar as escolas pode e deve ser aplicado à comunidade acabei por ficar com mais dois contactos valiosos.

E assim, entre poças de água, cães tinhosos, lixo imundo nas ruas, vai-se empurrando um projeto Mais Valia. Por vezes parece que estamos apenas a segurar o barco para não sossobrar. Por vezes sentimos que estamos a ter um impacto positivo. E nesses momentos renascem as forças e a alma fica mais leve.

‘nando

(5 de Dezembro – Dia Internacional do Voluntariado)