A Ser Mais Valia encontra-se a desenvolver em Bissau uma missão de voluntariado em dois eixos centrais: o KRIPOR, que apoia a proficiência em Língua Portuguesa de 13 bolseiros que prosseguirão estudos em Portugal, em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua; e a preparação de cerca de 60 jovens advogados, em colaboração com a Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau.
O empenho e resiliência dos formandos, apesar das dificuldades diárias, têm sido uma inspiração para as voluntárias da SMV. A missão incluiu ainda atividades culturais e visitas institucionais que reforçaram a importância da cooperação e do fortalecimento da cidadania.

Com este trabalho, a Ser Mais Valia reafirma o seu compromisso com a formação e o desenvolvimento humano na Guiné-Bissau.
Seguem-se dois testemunhos em primeira pessoa, complementares entre si, que oferecem uma visão enriquecida da missão: um em tom de reflexão e outro em tom de relato vivido.
Reflexão sobre a missão, por Iva Flores – um olhar pessoal sobre desafios e valores
O dia 2 de setembro amanheceu diferente. Mais uma viagem para um local, onde os afetos se misturam com o serviço de voluntariado, através do ensino/aprendizagem: a Guiné-Bissau. Aqui integramos, desta vez, os projetos KRIPOR, cujo objetivo é a melhoria da proficiência em Língua Portuguesa, para 8 bolseiros de licenciatura e 5 de mestrado, que em Portugal, continuarão a sua formação, em parceria com o Instituto Camões (Camões, Instituto da Cooperação e da Língua) e a preparação de cerca de 60 jovens advogados que, em breve, farão o exame de acesso à Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, num programa de cooperação entre a SMV e a Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau.

Ao chegar, encontrámos um acolhimento delicado que, como tem acontecido, se converteu em laços afetivos, tão importantes, que duraram até agora, e esperemos até ao final da nossa estadia, que está para breve. A realidade do quotidiano destes jovens é dura, carenciada e cheia de obstáculos. Ultrapassar esses obstáculos pareceu-nos uma empresa difícil de concretizar, mas a vontade, a força e esforço destes formandos foram o motor essencial para que esta missão esteja a correr de forma dinâmica e motivada, levando-nos a valorizar a sua atitude, que enfrentando um quotidiano, por vezes, mesmo penoso, procuram, através de um esforço pessoal e familiar, um futuro melhor.
Para nossa maior motivação, participámos, ainda, numa ação lúdico-pedagógico, com as presenças de um ator português, Amílcar Martins, do ator guineense Atcho Express, e do grupo de artes performativa “Os Netos de Bandim” em que se abordou o tema da oralidade, performance e literatura, já que os presentes tiveram a oportunidade de praticar a leitura de vários autores.
No âmbito da cidadania e associativismo, vamos visitar a Casa dos Direitos, um projeto que que tem como objetivo fortalecer os direitos humanos, a dignidade e a cidadania na Guiné-Bissau. Alguns alunos pertencentes a iniciativas associativistas poderão dar o seu testemunho do trabalho que desenvolvem, em várias regiões do país. Assim, também a Ser Mais Valia, como ONGD, organização da qual somos associadas e voluntárias, e orientada por aqueles objetivos, está convidada a participar, a partir de Lisboa.
Como voluntária sinto-me agradecida e honrada de fazer parte deste grupo de trabalho e poder contribuir para a valorização destes programas de formação e da minha própria formação como cidadã.
Iva Flores
Voluntária da Ser Mais Valia
Notícias da missão, por Leonida Milhões – um relato direto da experiência no terreno
Com meio tempo passado é tempo de dar notícias da chuva, do calor guineense e do nosso trabalho por cá. O tempo não deixa tempo para grandes espaços de folga mas a presença do aluno que avisou ser “ausência anunciada” e chegou, como todos os outros, apesar do mau tempo, chuva e vento forte com que alguns dias nos brindam, compensa todo o trabalho incentivando a continuar.
À tarde o grupo é maior e os formandos são outros. Também eles arranjam tempo para estar na formação tentando cumprir horários e ser pontuais. De vez em quando há um atraso ou alguém falta mas as três horas são intensas, as dúvidas chovem e o interesse continua além da hora de saída às 21. Assim, continuamos motivadas e atentas dando o nosso contributo. A formação deste grupo começa às 18, depois de todos terem feito um dia de trabalho normal, sem certeza de conseguirem transporte para o seu local de residência a essa hora. O seu interesse e motivação são motivo suficiente para não olhar o relógio e tentar rentabilizar ao máximo todo o tempo partilhado. 
Os fins de semana são para andar pela cidade, ir aos coqueiros, para um almoço aqui e ali ou passar pelo Centro Cultural Português onde o Atcho dinamizou uma Oficina de Leitura e Desempenho. Participar neste trabalho foi viver um momento de partilha em que outros saberes e emoções ocuparam o mesmo espaço onde ele apresentou a SMV e falou, com gratidão, do projeto Mentoring e da ajuda que este dá aos jovens da sua terra que vão estudar para Portugal. As aulas decorrem de manhã numa sala da Cooperação para o grupo do KRIPOR e de tarde na Faculdade de Direito para o grupo proposto pela Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau (OAGB).
No dia 18 todos visitámos o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) onde está patente uma exposição sobre Amilcar Cabral. Com os bolseiros visitámos também outros serviços nas proximidades. Na Biblioteca o sr Victor, meu antigo formando no INEP, mostrou o espaço falando-lhes do que há e do que falta para que ela funcione como todos pretendem. Para terminar visitámos os Arquivos Históricos Nacionais onde a Maira, formanda do mesmo grupo do sr Victor, falou sobre a importância dos arquivos e do muito que há para fazer nesta área. Por fim apareceu o Ivanildo, responsável pelos Arquivos Históricos Nacionais da República da Guiné-Bissau (AHN), que nos deu o seu testemunho como mentorando da SMV. Falou do Mentoring e da sua experiência como estudante em Portugal lembrando que há dificuldades mas que o sucesso está ao alcance de todos se houver esforço, responsabilidade e trabalho.
A semana terminou com a visita do Sr Embaixador e da Adida Paula Matos para conversar com o grupo e esclarecer algumas dúvidas deixando conselhos e palavras de encorajamento. A próxima semana, sendo a última, será longa e passará a correr conforme se olhar cada dia mas isso ficará para nova ocasião.

Leonida Milhões
Voluntária da Ser Mais Valia