SMV em Moçambique: Capacitação, Cooperação e Contribuição para Referencial Nacional

Formação técnico-profissional, cooperação institucional e desenvolvimento de competências unem três iniciativas da SMV em Moçambique: uma missão de capacitação em refrigeração e ar condicionado, a participação no debate sobre os desafios da formação profissional em Maputo e a colaboração na elaboração do Referencial Nacional de Formação em Refrigeração.

QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PARA O EMPREGO: JOVENS FORMAM-SE EM REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO

Tal como previsto no Plano de Atividades da SMV para 2025, teve início no passado dia 19 de setembro, em Moçambique, uma missão de formação profissional em refrigeração doméstica e ar condicionado, a cargo do voluntário Manuel Filipe Santos, em parceria com os Salesianos Dom Bosco – Centro de Formação Profissional de S. José de Lhanguene.

Construído o programa de formação com base nos referenciais definidos para esta área profissional, o projeto apresenta novidades nos destinatários: jovens do ensino secundário oficial à distância, que exigem adaptação de materiais e metodologia, e jovens/adultos já com formação básica na área, que recorrem ao formador para apoio na resolução de problemas práticos.

As particularidades dos formandos evidenciam a importância da adaptação do voluntário e do compromisso da SMV em projetos alinhados com as expectativas dos parceiros locais. A missão decorre até 18 de outubro, incluindo a visita da coordenadora do projeto Mafalda França nos dias 9 e 10 para encontros com responsáveis do centro e com a Swisscontact, entidade que apoia os custos da formação do grupo dos formandos do ensino secundário.

25 ANOS DA KHANDLELO: A SMV NO DEBATE SOBRE FORMAÇÃO, EMPREGO E FUTURO

No enquadramento das comemorações dos 25 anos da Khandlelo, foi organizada por esta ONGD um Webinar sobre o tema: O Futuro da Formação Técnico Profissional na Cidade de Maputo-Integração, Desafios e Oportunidades dos Jovens.

O evento ocorreu no passado dia 10 de Outubro e teve como objetivo promover um debate estratégico, sobre o estado atual e o futuro da formação técnico profissional na cidade de Maputo focando na melhoria da empregabilidade dos jovens e na sua articulação com o sector produtivo empresarial.

Participaram nesta sessão representantes de Centros e Institutos de formação técnico profissional, dirigentes e técnicos de ONGD e de Projetos de Cooperação, representantes do setor Empresarial e Privado e, entidades Governamentais ao nível central e local.

O voluntário Manuel Filipe Santos foi um dos oradores convidados para esta mesa redonda online e, após uma breve apresentação da SMV, deu um contributo muito positivo para o debate, fundamentado na sua experiência de formador na área da refrigeração e climatização e, na visão que tem sobre a influência da qualificação dos formadores na promoção de uma oferta profissional, capaz de responder às atuais exigências do mercado de trabalho.

Outro momento significativo na comemoração do aniversário da Khandlelo, foi a visita da Voluntária Mafalda França ao Centro Maria Gracia RIzzo, sede desta organização, em Xipamani, cuja evidência da diversidade do trabalho sócio educativo em desenvolvimento reforça o interesse mutuo na cooperação institucional iniciada no ano 2017 com o primeiro projeto realizado pela SMV num país dos PALOP (Projeto FAMBA).

O curso de Eletromecânico de Refrigeração e Ar Condicionado tem como objetivo capacitar os formandos de competências em eletricidade, frio e ar condicionado, que lhes permita melhores níveis de acesso ao mercado de trabalho nesta área profissional.

Espera-se ainda que o reforço de competências ministrado aos formadores, lhes porprocione melhor nível de prestação profissional.

PARTICIPAÇÃO DA SMV NA ELABORAÇÃO DO REFERENCIAL NACIONAL DE REFRIGERAÇÃO EM MOÇAMBIQUE

A Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), órgão regulador da qualificação profissional em Moçambique, reuniu no passado dia 14 com as entidades promotoras de cursos de formação profissional para a elaboração do Referencial de Formação na área da Refrigeração.

Reconhecidas as competências do formador Filipe Santos nesta área profissional, o coordenador pedagógico da Swisscontact, Dr. Halénio Nuaila, que acompanha o projeto de Formação Inicial em Refrigeração Doméstica em curso, solicitou a sua presença nesta reunião.

Apresentando-se como voluntário da SMV, referiu o trabalho que vem realizando desde 2021, em Maputo, como formador credenciado pelo IEFP, e deu os contributos solicitados para a elaboração do referencial em questão.

Perspetiva-se a possibilidade de o Centro de Formação Profissional de S. José de Lhanguene (CFPSJ) apresentar um Referencial de Formação em Refrigeração que reúna os requisitos apreciativos para a integração do curso de Refrigeração no Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais.”

Mafalda França

Voluntária SMV