Sofia Alfiado foi beneficiária da campanha de apadrinhamento da Ser Mais Valia em 2021. O apoio recebido permitiu -lhe concluir o curso de Contabilidade no Instituto Médio Salesiano de Maputo. Graças à sua atitude diligente conseguiu trabalho compatível e atualmente é técnica de contas no Conservatório de música e arte dramática (Musiarte). A ambição legítima de ir mais além, conduziu-a à Universidade S. Tomás de Moçambique onde frequenta o curso de Contabilidade. Sempre que tem disponibilidade, visita a Casa Madre Maria Clara, onde foi acolhida e educada, para apoiar as meninas mais novas e ajudá-las a progredir.
GC (Graciela Pinheiro) – Foi beneficiária da campanha de apadrinhamento da SMV. Em que situação se encontrava antes de receber este apoio?
Antes da campanha SMV, eu acabava de finalizar o nível básico em contabilidade e sem condições financeiras para continuar o nível médio.
GP – Quais eram os seus sonhos e objetivos?
Tinha o sonho de me formar em contabilidade e futuramente criar minha própria consultoria de contabilidade.
GP – Ao ser contemplada pelo apadrinhamento, qual foi o sentimento que experimentou?
Senti-me feliz, com mais uma porta de oportunidades se abrindo diante de mim.
GP – De que forma o apoio que recebeu a ajudou a alcançar os seus objetivos e a concretização dos seus sonhos?
O apadrinhamento da SMV me fez sentir igual à outras raparigas da minha idade que tinham pais e condições para sua formação. A SMV mostrou-me que existem pessoas que cuidam além dos laços de sangue.
GP – Quais foram os principais desafios e dificuldades que enfrentou antes de receber o apoio da SMV?
Tinha falta de condições para pagar minhas propinas e falta de material escolar.
GP – Qual a importância de apoiar outros jovens através desta campanha da SMV?
É importante que a campanha siga ajudando mais pessoas porque realiza sonhos de jovens como eu, contribuindo na construção de uma sociedade melhor.
GP – Qual o impacto mais significativo que este apoio teve nas suas aspirações?
Depois de finalizar o curso médio financiado pela campanha de apadrinhamento, consegui um trabalho como Administrativa (técnica de contas) no Conservatório de música e arte dramática (Musiarte). Agora posso pagar minhas contas e algumas despesas na universidade. Decidi também continuar a estudar Contabilidade e estou a frequentar a Universidade de S. Tomás de Aquino.
GP – Se pudesse deixar uma mensagem a potenciais doadores ou apoiantes, qual seria?
Aos apoiantes e doadores, muito obrigada pela vossa generosidade e amor ao próximo, que o criador de todas as graças vos cumule de bênçãos. Eu cheguei onde estou, graças ao vosso apoio e generosidade. Não percam o ânimo de colaborar com a SMV porque a SMV transforma o espaço de cada um de vocês em realização de muitos sonhos. Um abraço especial de profunda gratidão e carinho

Graciela Pinheiro
Voluntária da Ser Mais Valia