“Vencer a Distância” é um dos obstáculos que os estudantes do Mentoring SMV têm de ultrapassar na sua vinda para Portugal para estudar. Para isso, contam com o apoio dos Mentores do projeto. Maria Teresa Macara, mentora de Mussa Mané, acompanhou o seu percurso de um enorme esforço pessoal, de luta e superação de várias dificuldades. “Todo o acolhimento que lhe possa ter dado é muito bom, mas o mérito é todo dele”. Reconhece que houve um enriquecimento mútuo na relação com o seu mentorando, que hoje considera um Amigo. Este “encontro de gentes” é muito gratificante também para os mentores. “Passamos pela vida uns dos outros para ficar.” Já de malas feitas de regresso à Guiné-Bissau para prosseguir o seu percurso de professor, Mussa Mané aceitou dar esta entrevista no rescaldo do Encontro Nacional Mentoring SMV 2025.
Fala-nos um pouco de ti e do teu percurso académico em Portugal?
Sou Mussa Mané, professor licenciado em Língua Portuguesa na Guiné-Bissau. Decidi iniciar o mestrado em Portugal por iniciativa própria, sem bolsa inicialmente. Mais tarde, consegui uma bolsa parcial da DGES, gerida pelos Serviços de Ação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que cobriu a propina. Concluí com êxito o mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira nesta faculdade. Este percurso foi possível graças ao acompanhamento e apoio do “Ser Mais-Valia” e, em particular, da minha mentora, Maria Teresa Macara. Foi uma experiência desafiante e enriquecedora, pois tive de conciliar os estudos com o trabalho e estar longe da família. Estou a preparar o meu regresso à Guiné-Bissau para o próximo mês, com o compromisso de aplicar os conhecimentos adquiridos para fortalecer o ensino da Língua Portuguesa, respeitando a realidade cultural e sociolinguística do país.

Quais os maiores desafios no teu percurso em Portugal e que apoio encontraste na SMV?
Durante a minha estadia em Portugal, enfrentei diversos desafios, especialmente nas fases iniciais de adaptação e integração. Tive de assumir integralmente a gestão do meu alojamento e de outras responsabilidades pessoais, o que exigiu grande capacidade de organização e equilíbrio entre as exigências académicas e a vida quotidiana. Além disso, conciliar os estudos com o trabalho e a distância da família foi um exercício constante de resiliência e determinação. A adaptação ao novo sistema educativo e aos contextos culturais diferentes constituiu também um desafio importante.
O apoio da Ser Mais-Valia foi fundamental neste processo, oferecendo acompanhamento contínuo, orientação académica e apoio humano. A mentoria da Maria Teresa Macara destacou-se pelo suporte personalizado e incentivo, que me motivaram a persistir e alcançar sucesso académico e pessoal.
Quais os novos recursos e ferramentas que levas para aplicar no teu dia a dia de professor após o teu percurso académico em Portugal?
O meu mestrado permitiu-me adquirir novas perspetivas e metodologias para o ensino do Português, baseadas em abordagens comunicativas, interculturais e centradas no aluno. Levo comigo ferramentas pedagógicas que valorizam a interação, a contextualização e o uso da língua em situações reais de comunicação. Aprendi também a integrar recursos tecnológicos, como plataformas digitais, materiais audiovisuais e atividades interativas, que tornam as aulas mais dinâmicas e motivadoras. Para além disso, percebi a importância de conhecer bem o público-alvo (compreender as necessidades, os ritmos e os contextos dos alunos) para adaptar melhor as estratégias de ensino e promover uma aprendizagem mais significativa. Esta consciência permitirá desenvolver práticas mais inclusivas e ajustadas à realidade sociolinguística da Guiné-Bissau, incentivando o ensino do Português enquanto língua não materna / segunda e/ou estrangeira. Comprometo-me ainda a contribuir para o desenvolvimento do sistema educativo guineense, aplicando os conhecimentos adquiridos para promover uma educação de qualidade e inclusiva.
Boa sorte no teu percurso de vida, Mussa Mané!
Ana Suspiro
Voluntária SMV