Mentoring Ser Mais Valia – Significado do logótipo do projeto

A imagem para o logótipo do Mentoring surgiu a partir da ideia de engrenagem. Pretendeu-se estabelecer uma analogia entre um sistema mecânico resultante do encaixe de peças dentadas e a interação entre mentores e mentorados. A interpretação direta desta analogia identifica os agentes do Mentoring com cada uma das rodas da engrenagem, não importa qual, se com a maior ou a menor.

Devemos começar, então, por clarificar cada um dos conceitos enunciados e as possíveis interpretações da analogia em jogo.

A engrenagem identifica o ajuste formal entre as rodas dentadas com o propósito de transmissão de movimentos. A rotação de uma delas imprime, necessariamente movimentos ao conjunto das duas.

As rodas dentadas podem imprimir movimentos entre si em sentidos diferentes. Os objetivos desta interação são diversificados e tem múltiplas vertentes. E daí resultar o estímulo à criatividade necessária para a resolução de problemas concretos, abrir ângulos de perceção imprevistos, potencialmente originais e criativos.

O dimensionamento diferente das rodas pode acelerar ou retardar os movimentos entre ambas e ao mesmo tempo possibilitar a adaptação a condicionamentos de espaço, ou seja, à gestão do tempo e do espaço.

Como se processa esta analogia no Mentoring? Cada um dos agentes, mentor ou mentorado, tem, por vocação, objetivos temporais assimétricos. O mentorado está condicionado pelo cumprimento de etapas pré-estabelecidas. Estão em jogo os seus objetivos pessoais e educacionais todas as implicações daí decorrentes: financeiras, logísticas, administrativas, entre outras, bem como as afetivas consequentes da deslocalização do ambiente familiar e social. À partida, o mentor não tem metas temporais tão estritas, mas, ainda assim, a sua disponibilidade está condicionada pela sua vida privada e social. Daí, o ajuste necessário entre os requisitos temporais de um e outro.

A experiência demonstra que qualquer um dos agentes pode ser identificado ora com a roda de maior raio ora com a roda de menor raio. Por vezes, o mentor é a roda mais pequena que tem de completar vários ciclos para imprimir dinâmica na maior. Outras vezes, os papéis invertem-se e o mentor é a roda maior que gera vários ciclos na roda de menor raio. Como se percebe, a identificação dos papéis entre mentor e mentorado com o dimensionamento de cada uma das rodas, não é nem literal nem rígido. O papel de ambos terá de ser necessariamente flexível e ajustado às contingências.

De acordo com a imagem este processo desenrola-se no mesmo plano. É a metodologia mais direta e adequada para produzir efeitos rentáveis a curto prazo.

Que o mentor e o mentorado estejam, à partida, ajustados quer nas matérias quer nos objetivos, pode ser uma garantia de sucesso. Mas, nem sempre é assim, e, porventura, na maior parte das vezes, o mentor tem formações diferentes e não domina total ou parcialmente as matérias ou os níveis pedagógicos exigidos. Nesse caso a experiência, a metodologia ou o engenho podem colmatar a divergência de planos e objetivos. O caminhar com, ao lado de, em conjunto é um ideal e uma finalidade.

O Mentoring é acima de tudo um sistema idealizado. Tal com uma engrenagem o sistema mentor/mentorado tem de encontrar o dimensionamento adequado entre vontades e sinergias para ser eficiente.

 

António Oliveira

Autor do logótipo

Voluntário SMV