Crédito João Moita

Encontro Regional do Mentoring SMV em Coimbra

Coimbra mostra o seu encanto no encontro e na despedida. 

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, foi palco do 2.º Encontro Regional de Mentoring da Ser Mais Valia, no dia 9 de março de 2024. O evento que reuniu estudantes universitários dos PALOP a estudar nas zonas Centro e Norte com os seus mentores, proporcionou momentos de reflexão conjunta, mas também de convívio, alegria e abraços. No encerramento contou coma presença dos anfitriões que tão bem sabem receber,

“ Apesar da Lua ser quase igual, os nossos Países são um pouco diferentes”, referiu Ana Lopes na abertura do encontro, para realçar a importância de uma boa integração dos estudantes na sua chegada a Portugal. Depois de apresentar os membros do Grupo Coordenador, a Maria Helena Coelho, o Ângelo Soares, a Teresa Pessoa e a Teresa Neto, deu uma visão sobre a trajetória e evolução do projeto Mentoring Ser Mais Valia.

De seguida, explicou a razão porque escolheram o tema “Ser Cidadão do Mundo: Direitos Humanos” com tema para os Encontros Regionais: porque o Mentoring apoia os estudantes na aquisição de competências e conhecimentos; porque incentiva a assunção da responsabilidade dos estudantes na construção de uma sociedade mais solidária e  inclusiva; e porque valoriza a construção de um mundo mais equilibrado e com menos desigualdades onde o ser humano merece respeito e proteção.

Na sessão de abertura Teresa Neto leu a mensagem deixada pelo Mentor António Pereira, que não pode estar presente . No resto da manhã foi apresentada uma dinâmica facilitada pela voluntária e mentora Graça André.

Depois do almoço, foram distribuidos computadores a 6 estudantes vencedores do “Prémio  Esperança em Ação, uma parceria  Ser Mais valia com a AMU (Ações para Um Mundo Unido), e a RevenuePrecision.

————————-

NÔSTA DJUNTU! Gritaram os estudantes em uníssono em reposta à mensagem que lhes deixou o mentor António Pereira, de partida para uma nova missão da SMV na Guiné-Bissau.

«Olá, meus queridos amigos.

Nesta mensagem que vos dirijo, a pedido da minha queridíssima amiga Ana Lopes, quero felicitar-vos pelo caminho meritório que têm estado a percorrer na vossa formação. Admiro o vosso esforço e vontade de vencer e estou muito orgulhoso de todos e de cada um!

O vosso exemplo será uma inspiração para que outros guineenses sigam a via do conhecimento, na linha do que sempre defendeu o grande Amílcar Cabral, pai da pátria guineense: a educação constitui a primeira arma para a liberdade e para o desenvolvimento do potencial e das capacidades das crianças, jovens e adultos, por forma a concretizarem projetos de vida dignos, justos e emancipadores.

A escola por si só não transforma a realidade, mas, como diz Paulo Freire, “ela pode ajudar a formar sujeitos capazes de fazerem a transformação da sociedade, do mundo, de si mesmos.”

Um enorme abraço a todos!

Nôstadjuntu!

Pursor António»

 

Comunicação SMV