A Ser Mais Valia e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados na Assembleia-Geral da ONU a 25 de setembro de 2015, são conhecidos como Agenda 2030.  Têm 169 metas, que correspondem a uma visão comum e universalmente partilhada sobre o que se pretende para a humanidade – acabar com a pobreza, proteger o ambiente e promover a prosperidade e o bem-estar de todos até 2030.

A SMV está determinada em contribuir para o cumprimento dos ODS, o que a impele a fazer a ligação de toda a ação que desenvolve ao respetivo(s) objetivo(s). As intervenções realizadas abraçam os princípios definidos na missão, visão e valores da SMV, com o objetivo da promoção e defesa dos Direitos Humanos e enquadramento no respetivo ODS e meta.

Na área da educação, a SMV integra projetos que se enquadram no ODS 4. A ação na área da saúde enquadra-se no ODS 3. A área da Cidadania e Desenvolvimento que integra projetos e atividades que visam promover a inclusão social, a redução das desigualdades, a defesa de minorias, estimular uma cidadania ativa, promover a sustentabilidade das organizações e outros, enquadra os ODS de acordo com os respetivos fins (ODS 1, 2, 5, 6, 10, 11, 14 e 16).

Assente em cinco pilaresPessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias – a Agenda 2030 só conseguirá atingir os seus fins com o envolvimento de todos os países, governos, sociedade civil e suas instituições.

Num mundo em pandemia, aumentam as dificuldades relativamente ao cumprimento dos objetivos e metas, mas esperamos que o caminho seja prosseguido, dado que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável constituem um foco para onde todos devemos convergir. São um importante instrumento para responder à necessidade de retirar as pessoas da situação de pobreza, permitir o acesso a uma educação inclusiva e de qualidade, permitir o acesso a cuidados de saúde, tão desiguais como o que tem está a verificar com a vacinação Covid 19, e também à necessidade de responder à solução dos problemas das migrações, desafios das alterações climáticas e própria sobrevivência do PLANETA.

Ana do Carmo Lopes
Vice-presidente da SMV
15 janeiro de 2022