30 de janeiro de 2017 – Um dia importante para a Ser Mais Valia

Numa conferência promovida pela Gulbenkian sobre o Tema “O QUE FAZER COM O TEMPO QUE TEMOS” foi dada a conhecer à sociedade civil a Associação Ser Mais Valia e feita a assinatura do protocolo com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Trata-se de um momento histórico, que é importante para os associados. Uns recordam e os mais novos tomam conhecimento.

Deste momento histórico para a Ser Mais valia, transcrevemos a intervenção proferida na cerimónia pela então Presidente Mafalda França.

 

 

SER MAIS VALIA – ASSOCIAÇÃO DE VOLUNTARIADO PARA A CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

 

 

Assinatura de Protocolo

Ex.mº Senhor Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian – Dr. Guilherme d` Oliveira Martins

Ex.mas  Sr.as Conferencistas

Ex.mos Convidados

Caros Voluntários

Em 2013, a Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Gulbenkian “Parcerias para o Desenvolvimento”, lançou o “Projeto Mais Valia”, uma iniciativa inovadora visando a promoção do voluntariado e cooperação para maiores de 55 anos.

Com esta iniciativa, a FCG implementou uma ação que corporiza a ideia de que uma sociedade que contemple a participação dos cidadãos em qualquer fase da sua vida é, certamente, uma sociedade mais desenvolvida.

Hoje, a assinatura do protocolo de colaboração entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a “Ser Mais Valia – Associação de Voluntariado para a Cidadania e Desenvolvimento”, é prova da confiança que a Fundação deposita nos voluntários seniores, ao assumir incubar numa associação o prolongamento do projeto “Mais Valia”.

Desta forma, é-nos permitido continuar um caminho de disponibilização e partilha de conhecimentos, competências e saber acumulados, num exercício ativo de direitos e deveres de cidadania e intervenção social, razões que nos motivaram aquando da nossa adesão àquele projeto.

A “Ser Mais Valia”, surge da vontade dos voluntários que constituem a bolsa e que, desligados da sua vida profissional ativa, querem continuar a colocar as suas competências e experiência profissional ao serviço de outros, numa atitude de cooperação com ONGD e outras Instituições.

Estamos reconhecidos aos responsáveis do projeto “Mais Valia” pelo apoio e estímulo com que foram alimentando esta vontade, ao abrirem-nos portas e apontarem caminhos facilitadores do percurso que, hoje, aqui nos conduziu.

Conscientes da responsabilidade que a assinatura deste protocolo nos confere, mas com a convicção que a atitude de empenhamento que nos orientou na vida profissional ativa será o elã para continuarmos imbuídos  no espírito com que traçámos a nossa missão:

“Desenvolver um projeto de solidariedade Social e de cooperação, que integre e aproveite as capacidades e competências de cidadãos com mais de 55 anos, proporcionando-lhes atividades em regime de voluntariado em Portugal, PALOP ou noutros países.”

O plano de atividades para este primeiro ano, prevê um conjunto de propostas que decorrem do conhecimento e resultado das missões desenvolvidas pelo projeto “Mais Valia”, por considerarmos que a experiência acumulada nestes 3 anos constitui um ponto de partida valioso na continuidade do nosso trabalho.

É também, o ano de organização interna da Associação e de nos darmos a conhecer à sociedade civil como parceiro nacional e ou internacional habilitado a integrar e desenvolver projetos futuros.

Queremos igualmente captar novos voluntários e promover a formação interna da bolsa “Ser Mais Valia”, numa visão de práticas que garantam a promoção dos valores inerentes aos Direitos Humanos e de contributo para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Estamos reconhecidos aos responsáveis do projeto “Mais Valia” pelo apoio e estímulo com que foram alimentando esta vontade, ao abrirem-nos portas e apontarem caminhos facilitadores do percurso que hoje aqui nos conduziu.

 

Muito agradecemos à Fundação Calouste Gulbenkian, na pessoa de V. Exª Sr. Administrador, a oportunidade de implementação e consolidação da “Ser Mais Valia” e dos seus objetivos que este protocolo nos permite realizar.

A terminar, manifestamos o nosso profundo agradecimento a Sua Excelência o Presidente da República, cuja mensagem constitui para nós um importante desafio no contributo que a nossa Associação de voluntariado possa trazer à sociedade e um estímulo para a concretização dos nossos objetivos.

A todos, o nosso muito obrigado pela participação neste evento.

 

A Presidente

Mafalda França Luz Pedro

Lisboa, 30 de Janeiro de 2017

 

 

Mafalda França

Voluntária Ser Mais Valia