Projecto “Mais Conhecimento – Melhor Futuro”

A Ser Mais Valia no ano letivo 2022/23 desenvolveu na Guiné-Bissau  o projeto Mais Conhecimento Melhor Futuro, que teve como destinatários um grupo-piloto de 29 estudantes do 12° ano  selecionados nas escolas públicas de Bissau e que foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Com o objetivo de contribuir para uma melhor integração deste grupo na economia digital, nos estudos universitários e no mercado de trabalho, foram elaborados programas para o reforço de competências nas  áreas de Língua Portuguesa, Matemática e TIC e organização de Projetos. Estiveram envolvidos, para além da coordenação, 8 docentes voluntários da SMV, que foram assessorados por 3 docentes locais.

A formação decorreu num esquema híbrido constituído por sessões letivas à distância (via internet) e sessões presenciais. O nº de horas ministradas foi de 297.

Foram aplicados testes intermédios e finais que permitiram determinar um considerável progresso da maioria dos estudantes em todas as áreas.

No que respeita à área Projeto os estudantes organizaram-se em grupos; cada um dos grupos identificou um problema na sua comunidade e procurou encontrar uma solução possível. O resultado dessa pesquisa foi apresentado no dia de encerramento do Projeto.

Para além das aprendizagens curriculares, os estudantes reconheceram a importância da interação resultante do trabalho em grupo, donde emergiram as estratégias para a solução do problema identificado.

Foi muito gratificante para a equipa envolvida constatar o interesse, entusiasmo, e empenhamento, a assiduidade e pontualidade da maioria dos estudantes. Teve como resultado uma melhoria significativa dos seus conhecimentos e competências.

O Projeto Mais Conhecimento – Melhor Futuro foi  pois pertinente e oportuno.

De salientar, o apoio da Cooperação Portuguesa que, além de ter facultado as instalações para as formações, acolheu os voluntários e permitiu que toda a logística fosse acautelada.

 

 Fernanda Gomes

Voluntária Ser Mais Valia