4 perguntas ao pastor José Valberto*, de Cacine, Guiné-Bissau

 

1 – Pastor José Valberto, veio do Brasil para a Guiné e fixou-se em Cacine. O que o levou a realizar esta grande viagem?

A minha vocação de servir a Deus e ao próximo. Desde a minha tenra idade que sonhava dedicar a minha vida no continente Africano. No Brasil, com 12 anos de idade, já realizava trabalho de ajuda numa favela. Fui desafiado pela Dra. Glenda do Amaral que trabalhava na Centro Materno Infantil de Biombo, na Répública da Guiné-Bissau, para ajudar nas aldeias que viviam em total esquecimento. No meu coração ardia o desejo de criar uma escola para servir as crianças mais carenciadas tendo como visão uma educação holística.

 

2 – O seu trabalho na região é muito diversificado: uma escola, uma biblioteca, a rádio, a escola de informática e ainda o desejo de uma creche para uma aldeia próxima de Cacine. Como consegue gerir tudo isto e que apoios tem?

Desde do início do trabalho, investimos na formação dos jovens do Setor de Cacine, especialmente os nossos ex-alunos/as e estes são os que têm assumido muitas das responsabilidades dos projetos existentes e do planejamento dos futuros projetos. Com uma visão clara de que somente em conjunto poderemos promover uma Cultura de Paz e um desenvolvimento sustentável. O apoio dos voluntários/as da Hungria, Canadá, Brasil, Suécia e da Associação Ser Mais Valia e Mundo a Sorrir, [estas] de Portugal, tem sido essencial para a continuidade dos projetos existentes e dos que queremos realizar no nosso Setor tão carenciado de tudo. Para a minha manutenção pessoal recebo doações da Igreja AD em Belo Horizonte-MG-Brasil, amigos e familiares.

 

3 – A associação Ser Mais Valia (SMV) esteve presente em Cacine num projecto de informática. Foi importante este apoio e deixou frutos?

Certamente. Foi de extrema importância por ser uma formação realizada por um profissional altamente capacitado (Eng. Edmundo) e com sensibilidade cultural para trabalhar com os alunos/as de diversos níveis e funções da nossa área e sempre pronto a servir mesmo com equipamentos de informática obsoletos. Sempre buscou uma solução para cada situação adversa.

Os frutos são vistos até hoje. Alguns dos formandos trabalharam durante as últimas eleições do país na área de informática, por terem o Certificado de Informática, e outros utilizam o conhecimento no seu local de trabalho, por exemplo: Enfermeiro-chefe de Cacine.

 

4 – Agora a SMV está a dar início à campanha «Água Potável é Saúde» que tem como objectivo a perfuração de um poço para fornecimento de água à população. Sente que o apoio e a presença da SMV nos projectos para Cacine é eficaz e produz resultados reais?

Sim. Somos imensamente gratos à SMV por aceitarem este grande desafio de buscar recursos para ajudarem neste projeto fundamental para o nosso povo. A presença da S.M.V é prova que ainda existem pessoas solidárias para com os mais necessitados da terra.

 

 

*José Valberto Teixeira Oliveira é natural do estado do Ceará – Brasil, Pastor e Professor. Bacharel em Teologia no Seminário Teológico das Assembleias de Deus, em Pindamonhangaba-São Paulo, especialização em Antropologia Cultural e Missiologia. Líder de equipas Transculturais para o Paraguay e Uruguai, formação em Inglês como segunda língua na Functional English in Whitby-Inglaterra e Estudos Islâmicos na Operation Mobilization in Londres.

Em quatro de junho de 1995 chegou à Guiné-Bissau, onde, em seis meses, aprendeu o Crioula e iniciou o estudo cultural. Mudou-se para o sul de Guiné-Bissau, especificamente para a aldeia de Cacine “ Chão do Nalus”, onde iniciou o trabalho pioneiro da primeira Igreja Cristã e Escola do Ensino Pré-Escolar. É muito activo e reconhecido na comunidade.

Em 2003 fez pós-graduação em Estudos Missiológicos no Overseas Ministries Study Center, em New Haven-CT – EUA, e durante três anos serviu como Diretor Nacional da Missão WEC International/Guiné-Bissau, com o intuito de ajudar o povo da Guiné-Bissau no desenvolvimento comunitário e tendo como foco  principal a Educação. Fundou a AAEGB – “Associação Amigos das Escolas de Guiné-Bissau” [http://amigosdasescolas.org/] que atua em diversos ramos na formação integral de homens e mulheres guineenses promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades.

 

Recolha por Isabel Amorim
Voluntária da S.M.V.