Todos à Batalha!

Para comemorar o primeiro aniversário da nossa Associação, nada melhor do que uma visita à histórica Vila da Batalha, com todo o significado que encerra no contexto da defesa intransigente dos valores supremos inerentes à independência nacional. E que animado que foi!

O Encontro não constituiu, tão somente, um simples ritual de passeio e convívio, sempre simpático e agradável, mas foi, sobretudo, uma forma mais profunda de valorizar uma efeméride de enorme significado.

A iniciativa visou, preferencialmente, mergulhar um pouco em realidades tão intimamente ligadas à afirmação do nosso percurso coletivo, como as desencadeadas no último quartel do século XIV. Assim, no pretérito dia 14 de Abril convergimos, a partir de diversos pontos do país, no citado ponto de encontro, para cumprirmos um programa bastante rico e diversificado.

Com a alegre participação de 32 associados, o evento teve início com uma visita guiada ao Museu da Comunidade Concelhia, onde a história e a etnografia, aliada aos costumes e tradições da região, se encontram retratados com bastante arte e pormenor, sendo de sublinhar a preocupação de o tornar acessível a todos os cidadãos, designadamente cegos e com mobilidade reduzida, pelo que já foi referenciado, merecidamente, com várias distinções.

Seguiu-se um magnífico almoço na Estalagem Mestre Afonso Domingues que, para além de um serviço de qualidade, tem a particularidade de podermos desfrutar uma deslumbrante  vista para o Mosteiro da Santa Maria da Vitória.

No momento dos brindes, normal em convívios desta natureza, a Presidente da Direção da Associação. em breve mas bastante expressiva intervenção, agradeceu a todos a sua presença neste Encontro, como forma de se reforçarem laços de partilha, amizade e coesão, para que não se percam os princípios, mais básicos e essenciais, que presidiram à sua formação. A parte da tarde foi destinada a visitar as Grutas da Moeda, da Freguesia de S. Mamede, do mesmo Concelho, de grande beleza natural, graças à gentileza do seu proprietário, Sr. Benildo, que teve a amabilidade de nos acompanhar, bem como ao transporte graciosamente disponibilizado pela Câmara Municipal da Batalha, a quem apresentamos a mais  sincera gratidão.

Para culminar esta jornada, tão intensamente vivida, regressámos à Batalha para fazermos uma visita guiada ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, um monumento mandado construir por D. João I, no cumprimento de uma promessa feita aquando da célebre e inesquecível batalha de Aljubarrota, de 14 de Agosto de 1385. Serviu de anfitrião o historiador e etnógrafo José Travaços Santos que, conhecedor das mensagens que cada pedra encerra, nos transmitiu muito do seu saber e conhecimentos.

Tratou-se de uma iniciativa bastante positiva e um dia para recordar, a sugerir outras iniciativas congéneres.

 Graciela Pinheiro