Dar voz às experiências de Mentoring

Um dia de troca de experiências de Mentoring, integrado na iniciativa Universidade de Aveiro Intercultural”, realizado em parceria com a SER MAIS VALIA, proporcionou um encontro entre mentores e mentees de todo o país.

No dia 19 de Maio, na anfitriã Universidade de Aveiro, realizou-se um encontro dedicado ao “Mentoring de estudantes” com a presença de representantes da Universidade de Aveiro (UA), RESMI, Fundação Novo Futuro de S. Tomé e Príncipe, Ser Mais Valia, Núcleo da CPLP da UA e jovens estudantes da Guiné-Bissau, Timor-Leste, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Portugal.

No encontro foram apresentadas as experiências de “Mentorado” desenvolvido pela UA e do projeto Kripor Mentoring da Ser Mais Valia, a que se seguiu a manifestação de interesse, por parte da Fundação Novo Futuro de S. Tomé e Príncipe, na integração dos jovens a estudar em Portugal no projeto da  SMV.

Os mentores deram o seu testemunho sobre o acompanhamento dos jovens, salientando que o mesmo se tem revestido de uma experiência muito gratificante. Após o almoço, foi a vez de dar a voz aos estudantes Abdu, Braima, Ednilson,  Vanessa e  Gabriel que abordaram temas como “A cultura da minha terra”, “Cheguei à Universidade. E agora?”, “Ser universitário implica…”, “Estou noutro país. Semelhanças e diferenças”. Seguiu-se um debate muito vivo com uma troca de experiências muito participada.

O dia terminou ao som de música da Guiné-Bissau e o convívio prolongou-se com alguns jovens a pernoitaram em Aveiro. Uma palavra especial de apreço para a Professora Teresa Neto, da Universidade de Aveiro, voluntária da Ser Mais Valia, que foi o elemento agregador e dinamizador desta iniciativa. Uma experiência a repetir!

Maria Helena Coelho