Prestar contas e muito mais!

No passado dia 23 de Março de 2018, na Fundação Calouste Gulbenkian, realizou-se a Assembleia Geral da Ser Mais Valia para a apresentação, discussão e votação do Relatório de Actividades e Contas de 2017. Prestamos contas naquele dia e queremos agora (mesmo com algum atraso) dar-lhe conta do que lá se passou e do balanço que fizemos do 1º ano da SMV.

O ano de 2017 constituiu para a Associação um tempo de consolidação, tendo sido reconhecida pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento. Neste ano foram celebrados protocolos e parcerias de grande relevância para a continuidade da missão da associação, destacando-se o protocolo celebrado com a Fundação Calouste Gulbenkian. Igualmente relevantes foram as parcerias com a AIDGLOBAL, a ONGD Leigos para o Desenvolvimento (Centro S. Pedro Claver) e a Khandlelo – Associação Moçambicana para o Desenvolvimento Juvenil.

Na prossecução do seu objecto “Desenvolver projectos de voluntariado e cidadania, essencialmente no âmbito da partilha de conhecimentos, de competências e saber acumulado, em Portugal, nos PALOP ou noutros países”,

foram realizadas 3 missões na Guiné Bissau – duas na área da educação, Kripor II e Formação em Língua Portuguesa, e uma na área da saúde, Reforço de Competências em neonatologia/formação de parteiras; 1 missão em Angola, Capacitação de Recursos Humanos em Tecnologias de Informação; 1 missão em Moçambique, Passaporte para a Leitura, no âmbito do projecto Rede de Bibliotecas da AIDGLOBAL e deu-se continuidade ao projecto Famba, igualmente em Moçambique.

No âmbito do projecto Famba, decorreu a campanha “Não é por ser Natal, é porque é preciso!” para “apadrinhamento” de 4 instituições de acolhimento de crianças e jovens para ajudar a equipar os dormitórios, garantir bolsas de estudo no ensino superior e assegurar a alimentação, material escolar e melhores instalações.

Mas antervenção da Ser Mais Valia não foi só em África. Também em Portugal teve início o projecto Kripor Mentoring, com vista ao apoio aos jovens bolseiros do Instituto Camões, provenientes da Guiné-Bissau, a frequentarem o ensino superior em Portugal.

A Assembleia Geral constituiu também o momento de felicitar os 20 novos associados/voluntários, recrutados durante o ano de 2017 com o objectivo de reforçar a bolsa de voluntários e captar novas competências.

Maria Hermínia Cabral

Último e importante momento da Assembleia Geral foi o da atribuição da categoria de Associada Honorária à Senhora Drª Maria Hermínia Cabral, Directora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, considerando o contributo especialmente relevante no processo de constituição da Ser Mais Valia e celebração do protocolo com a FCG, bem como no aconselhamento na área da cooperação e na participação em encontros e em momentos de formação, disponibilizando a sua experiência e saber ao serviço dos voluntários da Ser Mais Valia.

Maria José Mota