SMV – Assembleia Geral Ordinária

Realizou-se no passado dia 27 de novembro a assembleia geral de associados da Ser Mais Valia para discussão e aprovação do plano de atividades para o próximo ano. A Assembleia decorreu ainda em modo virtual e teve a participação de 29 associados.

Do plano apresentado pela direção destacam-se cinco missões na Guiné-Bissau, duas em Moçambique e duas em S. Tomé e Príncipe. As atividades propostas integram-se nas três áreas de intervenção da SMV: Educação, Saúde e Cidadania e Desenvolvimento, promovendo-se o seu alinhamento com os ODS. Algumas destas missões estavam inscritas para este ano, mas restrições pandémicas obrigaram a este deslizamento temporal.

Dos projetos em Portugal continuam em pleno desenvolvimento o Mentoring, as Mulheres Africanas (reiniciado este ano, após a abertura pandémica) e o Português em Ação (PeA). Serão lançados dois novos projetos, o EscritaAFRICANDO (na sequência do encontro de jovens escritores africanos) e o Bairro em Movimento (versão alargada do Mulheres Africanas).

Após a respetiva discussão, o plano e o orçamento foram aprovados com ligeiras alterações propostas pelos associados. Na discussão do orçamento foi dada relevância à questão do financiamento da Associação e dos projetos em que está envolvida. Para estes últimos o envolvimento dos coordenadores na procura de financiadores passa a ser primordial.

A concretização do plano só é possível com o empenho e o compromisso dos voluntários – foi a mensagem final deixada pela direção aos associados.

Edmundo Cardeira
Voluntário da SMV