“Bairro em Movimento”

Um projeto SMV, 3 em 1 !

O Projeto “Mulheres Africanas” resultou de um protocolo entre a Ser Mais Valia e a Associação Moinho em Movimento do Bairro Moinho das Rolas, Porto Salvo, Concelho de Oeiras.

Em abril de 2018 teve início o Projeto “Mulheres Africanas” que se destinava a senhoras, residentes no Bairro, maiores de 55 anos, maioritariamente oriundas de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.  Foi-lhe proporcionada, a seu pedido, a iniciação à leitura e escrita e a manutenção das apetências para o Movimento e a Dança e, posteriormente, iniciação às tecnologias de informação e comunicação.

A pandemia que estamos a viver veio interromper as atividades dado que, tanto as senhoras como os voluntários, são população considerada de risco para esta doença.

No início do ano letivo em curso retomamos a nossa ação e o projeto foi ampliado com a designação de “Bairro em Movimento” que passa a englobar a área das “Mulheres Africanas”, da “Literacia Digital”, para jovens do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico do Bairro e “Da Horta para o Prato”, projeto que o Associação Moinho em Movimento pretende desenvolver com a colaboração da Ser Mais Valia e que visa equipar a cozinha já existente para fornecimento de refeições.

Seguindo o modelo de intervenção da Ser Mais Valia cuja ação é pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também este Projeto se ancora no ODS 10: Redução das desigualdades, que prevê: “Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outra”.

Helena Coelho
Voluntária SMV