Da esquerda para a direita: Jaime, Rufna, Adão e Júlio.

“Poesia haiku: da contemplação à escrita!”

Língua portuguesa em ação!

Depois de dois meses de trabalho intenso, concluiu-se mais uma formação, desta vez na sede da SMV, com quatro militares da Guiné-Bissau.

A festa de encerramento fez-se com várias iguarias, destacando-se uns cremosos pastéis de nata, símbolo de Portugal, e, a representar a Guiné-Bissau, umas chips de manfafa com especiarias da horta do professor. A manfafa (matabala em São Tomé) é um tubérculo, comum nalguns países africanos, muito consumido na Guiné.

A formação foi um pouco atípica, pois o plano inicialmente previsto teve de ser revisto em vários momentos, em função das solicitações dos formandos, que também lecionam, em estabelecimentos privados, em acumulação com as suas funções no Estado Maior das Forças Armadas em Bissau.

A par do aprofundamento de conhecimentos e competências na língua portuguesa, juntaram-se incursões pela pedagogia e didática, nomeadamente técnicas de construção de itens de avaliação da compreensão dos textos.

Como a poesia era do agrado de todos, o momento alto da formação foi a aula nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian subordinada ao tema “Poesia haiku: da contemplação à escrita!

Inspirados pelos grandes mestres da poesia japonesa dos séculos XVI a XIX e pela paisagem idílica, logo ali, os poemas começaram a nascer. Partilho uma criação de cada um dos meus amigos-alunos-poetas.

  1. Rufna Na Tum-Na.

Considera que o mais importante na vida é o direito à igualdade. O sonho que tem é ser uma pessoa útil que possa ajudar os outros. O poema é o evocar de uma vivência da infância na sua tabanca.

Orvalho da madrugada,

no pequeno caminho indígena,

lavas todo o meu corpo!

 

  1. Jaime Imbunde.

Para ele, o mais importante na vida é a paz. O seu maior sonho é ser o melhor governante guineense.

Grato a ti,

natureza divina,

pela tua generosidade.

 

  1. Adão Quadé.

Para si, o essencial na vida é o amor entre os homens e a convivência sã num ambiente de paz e felicidade. O seu sonho é ter uma vida estável, construir o seu lar, escrever livros e ajudar os outros.

A borboleta dança na manhã

ao ritmo do sorriso da flor.

Beleza da natureza crua!

 

  1. Júlio Ntchami.

Acha que o mais importante na vida é a fidelidade, sendo o seu grande sonho fazer um doutoramento numa área que resolva conflitos no mundo.

Ó maré cheia,

traga-me a sua beleza:

peixes, pássaros, vento.

 

Missão cumprida!

António Pereira

Voluntário da SMV