Capacitar para Educação de Qualidade

A Adriana Rente voltou a Moçambique numa curta, mas intensa e ambiciosa, missão de duas semanas no passado mês de Agosto. A capacitação pedagógica de recursos humanos foi uma necessidade identificada pelo nosso parceiro Associação Khandlelo e por isso o programa foi desenhado em conjunto tendo em conta as áreas de atuação da associação e os seus beneficiários.

A missão foi desdobrada em duas ações distintas dirigida a dois grupos específicos: Educadores e Assistentes de Infância, e Educadores Sociais. Em cada uma das acções foram trabalhadas questões pedagógicas, a construção, implementação e adaptação de materiais, e rotinas de avaliação e revisão de práticas educativas.

A nossa voluntária levou ainda doações recolhidas em Portugal que serviram como reforço de materiais disponíveis para que profissionais e crianças possam ter acesso a educação com mais qualidade.

Nestas duas semanas, com cerca de 40 profissionais o trabalho foi intenso, dedicado e adaptado às condições, a Adriana pôs ao serviço da comunidade as suas competências, experiência e conhecimento. Aqui ficam algumas das suas palavras após uma semana de trabalho.

“Era suposto estarem 12 educadoras (auxiliares de escolinhas). Na segunda feira apareceram 10, (pelos vistos 2 não entenderam onde era o local da formação), na segunda já estavam 13 e na quarta 15, que se mantiveram até ao final, na sexta feira apareceram mais 3 cujas instituições ou escolinhas de origem não tinham sido convidadas, mas foi o passa palavra…
O local da acção foi uma escola secundária, ao lado da Paróquia de S. Joaquim, a que pertence o Centro Nutricional de S. José, que dista a pé da sede da Khandlelo, cerca de 10/ 15min. No último dia, sexta feira, foi numa escola apoiada com um projecto da Khandlelo, na zona 13 do Bairro do Chamanculo, de forma a estarmos mais perto da Escolinha das Mamanas de Chamanculo, sugeri que todo o grupo lá fosse.

A formação correu muito bem, senti-me bem, com um grupo sempre muito motivado, interessado, colaborante, participativo. Apesar da sala não ser a melhor, foi possível fazer algumas dinâmicas, trabalhos de grupo, plenários etc. e é verdade houve um dia que não tivemos luz, valeu-me o computador estar com carga, o meu habitual ” desenrasca” e estar com a lição bem estudada, como se diz!

A avaliação dos formandos, foi muito boa e da Marta e da Neusa [coordenadoras da Khandlelo] também estão a gostar muito, o que me causa alguma ansiedade para esta próxima semana porque já percebi que as expectativas são muito altas. Espero corresponder às mesmas com a minha experiência e partilha.

Trouxe-lhes um Galo de Barcelos, com o postal da lenda, e pins de galinhos de Barcelos que vou distribuindo, não sou de Barcelos, mas acho que fora o Ronaldo e o Mourinho, é um bom emblema de Portugal! 

Adriana