No passado dia 3 de Julho, a convite da Escola Superior de Saúde Santa Maria, no Porto, a SMV participou no seu Curso de Verão que este ano decorreu sob o tema “Active Ageing and Silver Economy” Perante uma assembleia de estudantes de saúde e convidados apresentamos a Ser Mais Valia – a nossa identidade e princípios – mas também o que fazemos, dando como exemplo a missão Saúde na Guiné. A Ana Lopes, o Lincoln Justo da Silva e a Mafalda França foram os porta-voz da SMV.
Neste encontro foram ainda presentadas outras três iniciativas, diversas entre si, mas igualmente interessantes. O projeto vintAgeing da instituição anfitriã, tem por base um programa transversal de atividades (intelectuais, físicas, sociais) com grupos seniores, avaliando o seu impacto na melhoria das condições de saúde dos utentes.
Por sua vez a SHARE – Associação para a Partilha de Conhecimento, apresentou o seu projeto de dinamização e partilha de conhecimentos e redes em favor do empreendedorismo jovem e da criação de maior e melhor empregabilidade.
O projeto intergeracional SACHI2, integrado numa rede europeia, visou promover atitudes positivas e quebrar estereótipos face ao envelhecimento, utilizando uma abordagem intergeracional em que as crianças e os seniores se encontravam para discutir e aprender em conjunto sobre assuntos como família, escola, brincadeiras de infância ou heróis. Deste encontro resultaram claros ganhos para todos os participantes.
Este programa dedicado ao Envelhecimento Ativo, nomeadamente versando a participação social, espiritual e cívica da população idosa, foram outras iniciativas deixou muito evidente o facto de que o conceito “envelhecimento activo” é muito mais abrangente e desafiante do que pode parecer numa abordagem mais superficial que o reduza a uma programação de atividades para “entretinimento” de séniores.