Três Mosqueteiras em Bissau

Partiram  no dia 15 de Setembro as voluntárias Ana do Carmo Lopes, Lurdes Silva e Luísa Guerreiro, para a Guiné Bissau. Esta missão surge no prosseguimento da cooperação institucional estabelecida entre os responsáveis do Hospital de S José em Bôr, em Bissau, e a Ser Mais Valia. As tarefas das três voluntárias abrangem uma diversidade de áreas em simultâneo.

A Ana vai prestar apoio na gestão administrativa dos serviços, com vista a uma possível reconfiguração dos processos de trabalho e implementação de boas práticas, destinando-se ao pessoal que integra o departamento de gestão e organização daquele hospital. A missão da Lurdes visa contribuir para a melhoria das competências, oral e escrita, no uso da Língua Portuguesa de todos os colaboradores do Hospital. O trabalho da Luísa será  na área da formação e  especificamente dirigida para os enfermeiros da Unidade de Terapia Intensiva, com vista a contribuir para a melhoria de qualidade de cuidados de enfermagem prestados.

Mas do desenho da missão até à sua realização as peripécias são sempre muitas. Desde logo é preciso que tudo chegue ao mesmo tempo: voluntárias e malas o que nem sempre acontece. Aqui fica o relato na primeira pessoa.

A viagem correu bem, o Dr Alberto (Hospital S. José de Bôr) estava à nossa espera, mas as malas não!!!!!! 

Quando soube soltei uma grande gargalhada porque a experiência estava a ser, tal como nos tinham dito, com situações absolutamente inesperadas. Ultrapassámos o problema da falta de roupa com recurso ao Bandim (mercado) e 3 banhos por dia. Esperamos receber as malas amanhã. 

Outra surpresa foi o facto de ficarmos alojadas até ao dia 2 de Outubro na casa de hóspedes de Cumura porque em S José está ocupada por cirurgiões italianos que se ofereceram para fazerem intervenções cirúrgicas a crianças com fenda palatina e lábio leporino ( já depois de confirmada a nossa vinda…).

Não se preocupem porque nada nos afeta. Estamos determinadas a cumprir a sua missão mesmo cheirando um pouco mal. Fazemos uma grande equipa e o desafio é a nossa profissão.

Beijinhos 

Ana