Continuar a ajudar… na rede.

Quando se vai em missão, volta-se mais rico em experiência de vida. O António Pereira é um voluntário com várias missões em países africanos, logo senhor de um vasto saber de experiência feito que não guarda só para si. Altruísta, como o conhecemos, encontrou formas de partilhar o que sabe de muitas formas, e assim continuar a ajudar cá… e lá. Ele explica.

Iniciei-me no voluntariado internacional em 2014, no sul de São Tomé e Príncipe, em projectos com professores (língua portuguesa, pedagogia e didática) e com a comunidade local (Francês do Turismo), durante um mês. 

Seguiu-se a Guiné-Bissau, com missões em Bissau, em 2016 durante mês e meio e 2017 durante um mês, no domínio da língua portuguesa, com jovens predominantemente entre os 19 e os 26 anos.

A par do voluntariado, ocorreram outras deslocações a Bissau na formação de professores (proficiência em língua portuguesa), promovidas Programa Parcerias para o Desenvolvimento da Fundação Calouste Gulbenkian.

Com as pesquisas realizadas antes de cada partida e o registo regular de impressões, conversas, histórias engraçadas, vivências e emoções, juntei vasta informação, que fui partilhando no blogue Receitas e Dicas para Si. Como outros voluntários me pediam informações, dicas e conselhos em relação ao país, surgiu a ideia de criar um guia que está à disposição de todos: Guiné-Bissau: manual de obrevivência de A a Zica! 

Sendo um trabalho em constante atualização, com o contributo de outros voluntários, esta é uma forma de continuar a ajudar!”

António Pereira

voluntário da Ser Mais Valia e da Para onde?