A segunda fase do projeto “CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA – Apoio ao desenvolvimento de capacidades na gestão pedagógica dos centros escolares da Missão Católica de Bafatá,” cofinanciado pelo Camões I.P, Instituto da Cooperação e a Língua com o apoio da SOLSEF e da Cáritas de Diocese de Bafatá, e a colaboração da Ser Mais Valia (SMV) e CFOE Centro-Oeste, foi orientado pela voluntária da SMV, Maria Adriana Rente.
O constrangimento da voluntária (não ter participado desde o início no planeamento da formação) e a vantagem de pisar terreno conhecido (já participara num projeto de voluntariado na Guiné –Bissau), anteciparam dificuldades e tornaram mais fácil o encontro de soluções, nomeadamente no acerto de horários de trabalho e na formação de grupos de formandos a partir de diferentes níveis de competências.
Apesar de toda esta problemática, a Missão, que decorreu entre dois de outubro e nove de dezembro do ano transato, desenvolveu-se com a qualidade e os resultados desejados, face tanto aos trabalhos desenvolvidos como aos resultados obtidos. De realçar, a visita do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE) da Guiné-Bissau, que fez uma boa apreciação do trabalho desenvolvido.
SMV (Comunicação)