Formação nas TIC em Cacine, Guiné Bissau, na escola de informática da Associação Amigos das Escolas da Guiné-Bissau

A Ser Mais Valia (SMV), em parceria com a Associação Amigos das Escolas de Guiné-Bissau (AAEGB), está numa missão de formação em informática básica, destinada a estudantes do ensino secundário, em Cacine, na Guiné-Bissau. A formação irá decorrer ao longo de dois meses, entre janeiro e março.

A formação, ministrada pelo voluntário da SMV, José Luz, está a ser frequentada por 24 alunos, repartidos em duas turmas, com aulas diárias de 1h30.  Os formandos são estudantes da Escola Betel de Cacine*, havendo ainda dois professores e um elemento de uma radio local.

A missão deparou-se com os constrangimentos esperados (recuperação dos equipamentos da sala de informática, sua configuração de hardware e software para a prática das aulas). Conseguiu-se, no entanto, que cada aluno tivesse um computador só para si. Tem-se vindo a constatar o entusiasmo e satisfação dos alunos, principalmente daqueles que nunca tinham tido contacto com um computador e que, pela primeira vez, viram o seu nome inscrito no écran após ter sido criada a sua área pessoal, receberem a “mensagem de boas vindas” do sistema operativo e, começarem a “teclar”.

A formação será essencialmente prática, e incidirá sobre processamento de texto, folha de cálculo e, apresentação (Microsoft Word, Excel e, Power Point).

 

 

*Escola Betel

A Escola Betel de Cacine, na Guiné Bissau, foi fundada e inaugurada oficialmente em 1997 pelo professor José Valberto, que continua a ser o seu grande dinamizador e dirigente, para servir as crianças da referida aldeia, e que é, no projeto de formação em informática básica, o anfitrião local do formador da SMV.

Atualmente a Escola cobre as necessidades de ensino desde o Pré-Escolar ao 12º Ano. Apesar das carências nas suas infraestruturas, a escola dispõe de uma biblioteca, serviço de refeições e alojamento para alunos provenientes de localizações distantes, servindo cerca de 650 estudantes provenientes de famílias carenciadas de diversas aldeias da região de Cacine. É uma instituição sem fins lucrativos, de ação social, cujo objetivo é a promoção da formação dos seus educandos nos domínios: intelectual, moral, cultural e físico.

 

José Manuel Luz
Voluntário da SNV,
Cacine, Guiné-Bissau