Da Horta para o Prato!

Da Horta para o Prato – prémio Caixa Social 2022

Na sequência da atribuição do prémio Caixa Social 2022 à candidatura da SMV para o projeto Da Horta para o Prato, iniciaram-se os passos necessários à respetiva implementação.

O projeto desenvolve-se no Bairro Moinho das Rolas, concelho de Oeiras, em parceria com a Associação Moinho em Movimento,

Com vista à consolidação da conceção e posterior implementação, do espaço físico da Cozinha Comunitária e do respetivo equipamento, houve que aprofundar o “Plano de Negócio Social” do projeto, em função das necessidades dos seus futuros beneficiários e dos recursos disponíveis e de se garantir a futura sustentabilidade do projeto ao longo do tempo.

Foram assim encetados contactos e visitas a entidades com competências e experiência neste tipo de projetos e/ou nas inerentes ações, com potencial para darem contributos para o desenvolvimento do modelo de funcionamento do projeto, tendo em vista a atual fase de finalização da conceção e subsequente implementação, do espaço físico da cozinha comunitária e do respetivo equipamento.

Entre as entidades contactadas incluem-se algumas do terceiro setor, com projetos de empreendedorismo social que incluem produção e distribuição de refeições a população carenciada, à semelhança do que se pretende com o presente projeto Da Horta para o Prato. Outra vertente é a de entidades da esfera empresarial, valorizando-se o reconhecido envolvimento em ações de responsabilidade social e as competências técnicas inerentes à atividade a que essas entidades se dedicam.

Paralelamente, obteve-se a atualização das propostas de fornecimento de equipamento em tempo obtidas, do ponto de vista do seu conteúdo e dos significativos aumentos de preços entretanto ocorridos devido à atual conjuntura, com vista a se ajustar as aquisições a efetuar face à verba disponível.

José Luz
Voluntário SMV

Coordenador Executivo do Projeto