Da Horta para o Prato – prémio Caixa Social 2022

Candidatura Caixa Social 2022

A Ser Mais Valia (SMV), em parceria com a Associação Moinho em Movimento (AMM), obteve a aprovação da sua candidatura ao prémio Caixa Social 2022 com o projeto Da Horta para o Prato, a implementar no Bairro Moinho das Rolas, concelho de Oeiras, a qual envolve um financiamento de 15.000€.

A AMM foi constituída a partir de um projeto de voluntariado de jovens para melhorar a qualidade de vida dos moradores da sua comunidade – o Bairro Moinho das Rolas; a SMV já vinha sendo sua parceira para desenvolver projetos de apoio e capacitação da população do Bairro, nomeadamente com o projeto Mulheres Africanas.

A existência prévia de espaços cedidos pela empresa Teixeira Duarte, onde a Câmara Municipal de Oeiras já tinha realizado obras de adaptação, veio proporcionar aos voluntários da SMV Adelaide Ferreira, Maria Helena Coelho e José Luz a oportunidade de desenvolverem a candidatura ao prémio Caixa Social e, com o financiamento agora obtido, avançarem no equipamento de uma cozinha comunitária.

Esse prémio tem como objetivo distinguir e premiar a atividade de instituições sociais que trabalham diariamente junto de quem mais precisa, numa resposta efetiva aos desafios sociais. A presente edição, com um prémio no valor total de 500 mil euros, recebeu um total de 593 candidaturas a nível nacional.

Após análise da elegibilidade das candidaturas e seleção por parte do Júri, foram selecionados 29 projetos: 19 na área de Recuperação e Resiliência, 4 na área da Transformação e Capacitação Digital e os restantes 6 no âmbito da Economia Verde e Transição Ecológica.

O projeto apresentado pela SMV, na área da Recuperação e Resiliência, destina-se à comunidade residente no Bairro Moinho das Rolas, nomeadamente a famílias carenciadas, que são normalmente famílias alargadas de que fazem parte crianças, jovens e, idosos, em situação de vulnerabilidade. Segundo o último levantamento feito pela Junta de Freguesia, o bairro tem 180 fogos e 610 moradores. As crianças dos 0-14 anos representam 15% da população e os maiores de 65 anos 16%.  32% da população está no ativo, 19% desempregada e 12% está reformada ou é pensionista.

Na cozinha comunitária, a instalar com o financiamento agora obtido, serão confecionadas refeições a facultar às famílias mais carenciadas, e criadas condições para a realização de workshops, nomeadamente para capacitação em educação alimentar e gestão familiar. Posteriormente, pretende-se implementar uma horta social que contribuirá para o abastecimento de géneros à cozinha e desenvolver a produção de alguns produtos alimentares.

O projeto visa contribuir de forma relevante para superar carências alimentares da população através da distribuição de refeições e, com a difusão de conhecimentos sobre nutrição e hábitos alimentares saudáveis, contribuir para prevenir patologias e proporcionar o adequado crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Tem também como objetivo promover uma maior interação entre os membros da comunidade e o seu empoderamento com o envolvimento no desenvolvimento do presente projeto que constituirá um polo de desenvolvimento e coesão social.

José Luz
Voluntário SMV
Coordenador Executivo do Projeto