São Tomé e Príncipe – Promoção de ensino

Promoção de um ensino de qualidade no Centro de Formação Profissional/AJOLF 

As duas voluntárias da Ser Mais Valia em missão para reforço e consolidação de competências e conhecimentos dos formadores, que integram as áreas formativas da Administração Pública e Gestão de Empresas, do Centro de Formação Profissional da Associação de Jovens na Luta pelo Futuro de São Tomé e Príncipe (CFP_AJOLF) , foram surpreendidas no terreno com o pedido de apoio para a obtenção dos recursos necessários à sua sustentabilidade física, financeira e pedagógica.

Ana do Carmo e Maria Engrácia Cardim não descuraram o objetivo da missão, mas reconheceram que o CFP_AJOLF, deveria ser apoiado. Integra a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificação de São Tomé e Príncipe e constitui uma forma de formação de profissionais qualificados para entrada no mercado de trabalho, impulsionadores do crescimento económico e promotores de desenvolvimento do país.

 

Encontraram uma Organização cheia de vontade e consciente da sua participação no futuro de São Tomé, com trabalho feito e em desenvolvimento, mas com carências a vários níveis. Uma difícil situação financeira que foi muito agravada pela pandemia, a necessidade de obtenção de um novo espaço para o Centro de Formação Profissional e a criação de uma “Sala de Informática” para o ensino teórico-prático constituem algumas das questões de mais premente resolução.

         

No seguimento dos contactos institucionais, foi elaborado um projeto para obtenção de financiamento, para aquisição de equipamento informático, através do Fundo de Pequenos Projetos da Cooperação Portuguesa, que já obteve aprovação e abriu portas a novos apoios financeiros.

O contributo dado para a afirmação de uma imagem de qualidade da formação dada pela AJOLF_CFP STP e outros apoios prometidos pelas entidades oficiais, pode vir a dar alguns frutos importantes para a sua sustentabilidade futura.

6 de junho de 2022
Ana do Carmo Lopes
Maria Engrácia Cardim