Dia Mundial de África (25 de Maio)

Dia de África

Em 15 de Abril de 1958 realizou-se, em Acra, capital do Gana, o primeiro congresso dos Estados africanos independentes. Nele participaram países, como: Tunísia, Egipto, Etiópia, Camarões, entre outros. Esta conferência foi um marco importante para o progresso dos movimentos independentistas que se seguiram. Nela se discutiu a necessidade de se instituir um dia que marcasse a luta pela independência e simbolizasse a determinação dos povos africanos, na libertação do domínio dos seus colonizadores estrangeiros. Um DIA AFRICANO DA LIBERDADE.

Cinco anos depois deste congresso, reuniram-se, na capital da Etiópia a 25 de maio de 1963, os representantes de 30 países africanos, tendo sido fundada a Organização da Unidade Africana. Esta organização tinha como objectivo, apoiar no processo da descolonização de países africanos designadamente Angola, Moçambique, África do Sul e Rodésia do Sul. Nesta data, mais de dois terços do continente africano eram já independentes.

No Dia de África, é recordada a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia, bem como o regime do Apartheid, na África do Sul. Este dia, simboliza ainda, o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.

Em 1972, a Organização das Nações Unidas estabeleceu o dia 25 de Maio, como Dia de África ou Dia da Libertação da África.

África é o segundo continente com mais população do mundo, a seguir à Ásia. É nele onde se encontra grande parte da população desnutrida, bem como os maiores problemas sociais da actualidade. Mas, África é também o continente que detém uma grande diversidade de culturas, bem como das mais belas paisagens naturais.

O meu País, São Tomé e Príncipe, é um pequeno estado insular localizado no golfo da Guiné, sendo formado por duas ilhas: ilha de São Tomé e a Ilha do Príncipe. Distam, entre si, cerca de 140 km.

Independente desde 12 de Julho de 1975. É um País, tal como outros, que se encontra em vias de desenvolvimento. No entanto, está longe de atingir o tão desejável crescimento e progresso. O investimento estrangeiro é o grande contributo para o desenvolvimento, particularmente na área do turismo. Após a independência, São Tomé e Príncipe procurou, junto de Países estrangeiros, colaboração e apoio, tendo efectuado protocolos de cooperação com alguns países, designadamente Portugal e China, sendo a educação e saúde duas áreas que beneficiam de tais protocolos, para além de outras.

Considero de extrema importância uma melhoria na governação pública. É preciso criar serviços que combatam e eliminem a corrupção, que incentivem a organização da vida pública.

Por outro lado, tem de haver investimento.

Investimento em capital humano: As pessoas são mais produtivas se tiverem acesso a saúde, educação, a serviços essenciais.

Investimento em infraestruturas: electricidade, acesso a água, saneamento e transportes.

25 de Maio, Dia de África, efeméride celebrada não só em África mas também no resto do mundo.

 

Estanislau Jesus Amaral *

* Jornalista da Rádio Regional da Ilha do Príncipe, a estudar em Portugal.