Dia Mundial da Saúde em tempos de Pandemia
Saúde global é a saúde das populações no contexto global, e foi definida como “a área de estudo, pesquisa e prática que prioriza a melhoria da saúde e a equidade na saúde de todas as pessoas em todo o mundo”.
Neste contexto, são frequentemente enfatizados problemas que transcendem as fronteiras nacionais ou têm um impacto político e económico global.
Assim, a saúde global refere-se à melhoria da saúde mundial (incluindo saúde mental), redução de disparidades e proteção contra ameaças globais que desconsideram as fronteiras nacionais.
A principal agência associada à saúde global é a Organização Mundial da Saúde (OMS). Outras agências importantes com impacto na saúde global incluem a UNICEF e o Programa de Alimentação Mundial PAM.
O dia 7 de Abril foi definido como Dia Mundial da Saúde, honrando a criação da OMS, em 1948.
Em 2020, comemoramos este Dia Mundial, com um misto de festa, e de tristeza, mas sempre, sempre de esperança.
Como sabem, o Covid 19 entrou no léxico global, estendendo-se por todo o mundo, ceifando vidas, desafiando sistemas de saúde, desafiando políticas de saúde, e sobretudo desafiando técnicos de saúde em todos os territórios.
Neste momento, há países que aparentemente terão vencido a batalha mais dura, outros que ainda se debatem com o afundamento dos serviços de saúde, e outros que olham para o vírus com um misto de desconfiança e indiferença, esperando o que aí vem.
Curiosamente o tema que se previa para nortear o dia 7 de Abril seria, e é: Apoiar enfermeiros e parteiras.
Sendo o Ano Internacional destes profissionais, podemos considerar bizarra a coincidência de em todo o mundo se estar a comemorar, de todas as formas, o trabalho de todos os profissionais de saúde, e não apenas de uma fatia destes.
Há festas, aplausos, imagens sucessivas de profissionais de saúde em funções na linha da frente de combate à pandemia. Há imagens e apelos de profissionais mostrando a sua exaustão perante serviços de saúde em colapso.
Há quem já esteja a aliviar medidas de contenção, dando luzes de esperança a outros lugares no mundo.
(E existe também a pandemia da desinformação, das burlas e do caos que se pretende lançar a coberto do medo e da ignorância.)
Nenhum sistema de saúde estava preparado para o caos que aí vinha.
Os profissionais de saúde estão na linha da frente do combate que se trava.
Quando escrevo estas linhas, registam-se já 1.500.000 casos em todo o mundo, com 90.000 mortos em 208 países. Todos os países europeus estão afetados.
Mas nada ajuda mais a conter o caos que os comportamentos individuais.
Honremos assim os nossos profissionais de saúde, cumprindo a medida simples que nos é proposta: ficar em casa.
Tão simples como isto.
Dia Mundial da Saúde são todos.
Os profissionais de Saúde estão lá para ajudar a resolver os casos mais críticos da pandemia.
Todos nós somos chamados a colaborar, sendo mais que nunca agentes de Saúde Pública.
#fique em casa
#vai ficar tudo bem.
Abril de 2020, Ano de Covid 19
Ana Paula Correia
Médica de Saúde Pública
.