Fontenário de Cacine

Uma história com um final feliz

 

Era uma vez uma povoação de nome Cacine que fica no sul da Guiné-Bissau. Os habitantes viviam rodeados de água, mas como esta era salgada, não a podiam beber. Havia alguns poços artesianos, mas estavam quase todos contaminados e só tinham água na estação das chuvas. Por isso, as pessoas tinham de andar muito para se abastecerem desse precioso líquido.

 

Água potável é preciso

Um pastor evangélico da vila, atento às dificuldades da população, sonhou construir um poço. Um poço com água limpa, própria para beber, nem salobra nem salgada.

Assinatura do contrato

Como não tinha dinheiro, resolveu pedir. Pediu aos amigos, aos conhecidos, pediu também ajuda a uma associação de voluntariado que conhecia e com quem já tinha trabalhado.

Prospeção

A associação decidiu ajudar. Como também não tinha dinheiro, resolveu fazer uma campanha. Investiu na informação, produziu artigos, arranjou fotos… O objetivo era sempre o mesmo: arranjar dinheiro para a construção do poço. E as contribuições foram chegando. Mas eram insuficientes para a construção do poço, embora fossem uma preciosa ajuda.

Limpeza do terreno

Um dia alguém se apercebeu que a embaixada da Austrália tinha um programa (PAD) aberto para financiamento de pequenos projetos em Cabo Verde, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe. Uma equipa entusiasta preparou e submeteu a candidatura do poço de Cacine ao programa.

Perfuração

E um dia chegou a boa notícia: a Embaixada da Austrália em Lisboa tinha aprovado o financiamento para o poço de Cacine. E o financiamento obtido mais o resultado da campanha desenvolvida já chegavam para a construção do poço.

Construção da vedação e do portão

E então o poço começou a ser construído. Vieram máquinas que perfuraram o solo onde colocaram um tubo do qual passou a jorrar água. E foram montados uns painéis solares, e um depósito que faz chegar a água ao fontenário por gravidade. E quando há sol, uma bomba puxa água e enche o depósito. E para proteger o fontenário foi colocada uma vedação a toda a volta e um portão com chave.

Pronto para inaugurar

E no passado dia 9 de abril foi realizada a cerimónia pública de abertura do fontenário.

Inauguração

E a história acaba com todos felizes: o pastor que concretizou o seu sonho, a Ser Mais Valia que ajudou a arranjar dinheiro, a embaixada da Austrália que viu concretizada mais uma ação do seu PAD e a população de Cacine que tem um fontenário com água pura, cristalina e saudável.

Água potável é saúde

A história do fontenário de Cacine é uma história com um final feliz.

Edmundo Cardeira
Voluntário da SMV