Educadores saotomenses em formação SMV

“TUDO O QUE EU DEVIA SABER NA VIDA APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA”

(Robert Lee Fulghum-1988)

 

Admitindo que muitos de nós nos tornámos adultos sem passar pelo Jardim de Infância, é inegável que foi nessa idade que fizemos as primeiras experiências de partilha, de respeito pelas regras do jogo, pelos outros e pelos seus bens. Aprendemos que o arrumo e a ordem nos ajudam a organizar o dia-a-dia, que pedir desculpa faz parte do bom relacionamento com os outros e que pintar, desenhar, cantar, dançar e brincar são pequenas “coisas” que tornaram a nossa infância feliz.

A evidência desta ”verdade“ leva-nos a refletir sobre de que forma o Jardim de Infância permite às crianças a realização de experiências e a exploração de oportunidades favoráveis ao seu desenvolvimento harmonioso.

Sobre o tema, Contributos para uma educação pré-escolar de qualidade, decorreu na sede da associação Ser Mais Valia, entre 22 de Setembro e 7 de Outubro, uma ação de formação dirigida a educadores de infância e auxiliares de educação que desenvolvem a sua atividade profissional no estabelecimento de educação da Associação de Jovens na Luta para o Futuro (ALJOF) de S. Tomé e Príncipe.

A ALJOF/STP é uma associação que tem como objetivo a realização de atividades que contribuam para o desenvolvimento dos jovens santomenses com vista à melhoria da sua condição de vida.

Integra a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificação, promovendo cursos de ensino e formação profissional de jovens e adultos em diferentes áreas.

Esta associação manifestou interesse no apoio na organização de cursos nas áreas da intervenção da SMV, estando em preparação um “protocolo de cooperação” entre as duas entidades.

Na sequência de reuniões ocorridas com a direção da SMV, foi manifestado, pelo director do Centro de Formação, o interesse na organização de um curso na área da educação cujo objetivo seja que os resultados das aprendizagens dos “educadores”, venham a ter impacto na preparação do ano letivo que agora teve início em S. Tomé e Príncipe.

A abordagem do tema “Contributos para uma educação pré-escolar de qualidade” apela a um olhar sobre os direitos das crianças, na medida em que é importante percebermos como os Estados, as instituições e os próprios “educadores”são o garante dos seus direitos.

Tendo por base a realidade do contexto educativo onde se desenvolve a atividade destes profissionais, debatemos “os princípios da pedagogia para a infância” que fundamentam a ação do educador ao nível da construção e gestão do currículo pedagógico.

Explorámos diferentes modelos de práticas pedagógicas, numa perspetiva de enriquecimento das competências que no dia-a-dia nos ajudem a reconhecer a criança como um sujeito e agente do seu próprio processo de desenvolvimento e nos chamam a atenção para a influência que a organização do ambiente e a intencionalidade educativa têm no processo evolutivo das crianças.

Reconhecemos também que o diálogo com as famílias nos ajuda a conhecer melhor cada uma das crianças e a encontrar as melhores estratégias para lidar com o grupo.

Foram dias de debate participativo e de reflexão sobre estratégias facilitadoras de boas práticas que nos ajudem a concretizar o desejo de sermos melhores profissionais.

A formação foi acompanhada pela direção da SMV que proporcionou o acolhimento social dos formandos e o apoio logístico da formação.

No encerramento, que contou com a presença do Presidente da SMV e do responsável pela área da ação educativa do Centro de Formação Profissional (ALJOF), foram formulados desejos de que este tempo de formação pedagógica traga mais valias ao trabalho dos educadores e auxiliares de educação e seja um contributo para a melhoria da educação pré-escolar das crianças de S. Tomé e Príncipe.

A formadora
Mafalda França
Out.2021

Mafalda França voluntária da SMV