escritAFRICANDO, sonho e compromisso!

 

Conforme anunciado, realizou-se neste sábado, 23 outubro, no Auditório da Universidade Lusófona de Lisboa, o primeiro Encontro de Jovens Escritores Africanos, com a participação de 25 jovens africanos que gostam de escrever poesia e ou prosa.

Após a Abertura pelo Presidente da Direção da SMV Lincoln Justo da Silva e das boas vindas pelo Representante do Reitor da Universidade Esmeraldo Azevedo, seguiu-se a Mesa Redonda  com os Jovens Escritores – O porquê, o quê e o como, com a coordenação e animação de Alves Jana.

Foi um tempo de surpresa pelas intervenções animadas dos jovens a que não faltou o improviso de Emílio Lima que declamou com emoção um  poema seu.

Também se ouviu a mensagem gravada do escritor Gociante Patissa, de Angola, incentivando com o testemunho do seu percurso literário a jovem plateia.

O período da manhã terminou com um Momento Performativo, protagonizado por Atcho Express, ator e ativista cultural da Guiné, que apresentou o conto “Prémio do Mosquito”, um sketch impressionante.

O programa da tarde iniciou-se com o painel Canais de edição.

Como aceder aos diferentes públicos e António Campos frisou os vários passos para o ‘Nascimento duma obra’, desafiando a intervenção dos editores José Antunes Ribeiro,  da ULMEIRO, e  Sandra Barradas, da ALMA LETRA. Seguiu-se um debate interessado e interessante por parte da jovem assistência africana.

No painel seguinte, dinamizado por Aida Baptista, com os Escritores Convidados, Delmar Maia Gonçalves, de Moçambique, Cátia Vieira, de Portugal,  e Jorge Arrimar, de Angola, cada um deles falou do seu percurso pessoal de descoberta da escrita até à chegada à publicação, testemunhos de grande diversidade que proporcionaram, entre outras reflexões, a da profunda mudança por que passa esta área com as novas tecnologias.

Alves Jana apresentou, a fechar, as Conclusões deste Encontro feito para os jovens escritores africanos, destacando que é, sem dúvida, um primeiro passo duma longa caminhada que agora começa.

Foi anunciado o Prémio Literário criado pela Ser Mais Valia, que culminará na publicação duma Coletânea com os melhores trabalhos concorrentes, que será apresentada num segundo Encontro a realizar-se no próximo ano.

Ana Lopes, vice-presidente da Direção da Associação Ser Mais Valia, fez o encerramento do Encontro com a Mensagem Final, salientando a importância desta iniciativa.