III Encontro de Jovens Escritores Africanos de Língua Portuguesa

O III Encontro de Jovens Escritores Africanos de Língua Portuguesa decorreu no passado sábado, em Lisboa, numa organização da associação Ser Mais Valia (SMV), através do seu projeto EscritAfricando. Três dezenas de pessoas, na sua maioria jovens que querem afirmar-se como escritores, participaram numa oficina sobre poesia e na apresentação de livros de três jovens autores, dois santomenses e um cabo-verdiano. Foi ainda lançado o livro EscritAfricando 22, resultante do Prémio de escrita promovida pela SMV como oportunidade para os jovens escritores, com o contributo de 23 jovens africanos.

O encontro com os escritores Geni Brito, brasileira, Gociante Patissa, angolano, Kátia Casimiro, guineense, e Aurelino Costa, português, foram outros pratos substanciais deste momento informal e afetivo vivido entre pessoas que têm na escrita literária um traço de união.

Foi também anunciada a nova edição do Prémio EscritAfricando como oportunidade para jovens autores africanos, cujo prazo de candidatura termina a 31 de Dezembro deste ano.

O IV Encontro está já agendado para Outubro de 2024.

 

 

Alves Jana

Voluntário SMV