Ajudar a realizar sonhos!

Realizou-se no passado dia 23 de outubro, o primeiro Encontro de Jovens Escritores Africanos de Língua Portuguesa, um novo projeto da SMV.

Cerca de 25 jovens africanos que gostam de escrever poesia ou prosa e mais alguns associados e amigos da SMV participaram nos trabalhos de um dia, e saíram com a satisfação de que tinha sido uma jornada ganha.

Foi a oportunidade para os jovens se conhecerem e conhecerem a equipa do projeto, para falarem de sonhos e do que é desejável que seja feito a seguir. Também tiveram oportunidade de ouvir a palavra informada de editores e de escritores que falaram de algumas das “leis da vida” deste nosso mundo das letras. E não faltaram momentos de arte poética e performativa ao vivo.

No final dos trabalhos, foi anunciada a criação do Prémio EscritAfricando, cujo objetivo é proporcionar aos jovens escritores de língua portuguesa, residentes em Portugal, oportunidade de divulgarem textos seus. A apresentação de trabalhos a concurso decorre até 31 de Janeiro próximo.

Entretanto, tinha já sido anunciada a criação da página do EscritAfricando no Facebook.

Encerrados os trabalhos, como disse uma das participantes, “as expectativas foram superadas” e a organização saía com uma nova agenda: que fazer para ajudar os jovens escritores africanos de língua portuguesa a concretizarem o seu sonho?

A equipa de projeto do EscritAfricando está já a trabalhar nas atividades a desenvolver até ao próximo Encontro. E os jovens escritores, se possível, mais motivados pelo Encontro em que participaram, continuam empenhados na escrita que os levará ao sítio aonde querem chegar.

 

José Alves Jana

Voluntário da SMV

Coordenador do projeto escritAfricando