Vacinar pró futuro!

“Educar é a melhor vacina contra a pobreza!”

 

Em junho passado, a Ser Mais Valia lançou mais uma campanha de apadrinhamento de seis estudantes moçambicanos, com o mote que dá título a este artigo. Nela convidámos a “Vacinar pró futuro”, na convicção de que jovens bem preparados em termos académicos estarão mais apetrechados para o enfrentar.


Graças aos contributos de muitos amigos, associados e não só, atingimos os objetivos que nos tínhamos fixado e, através das instituições a que estão ligados, vamos fazer chegar 720€ para cada jovem apadrinhado. Bem hajam quantos quiseram acreditar nestes nossos jovens e contribuir para que possam aspirar a um futuro mais risonho.

Neste momento, decorre ainda o segundo semestre, felizmente já com aulas maioritariamente presenciais. Tem sido um ano com dificuldades acrescidas, pelos interregnos devidos às restrições decorrentes da pandemia e pelos impactos negativos desta no funcionamento do país no seu todo. Apesar disso, os resultados do primeiro semestre foram muito positivos, uma vez que apenas um dos jovens reprovou a uma cadeira. Avizinha-se agora o final do ano letivo, já adiado para o final de janeiro para compensar parcialmente os atrasos causados pelas interrupções da atividade escolar.

Em reforço deste apadrinhamento, incluímos os jovens que nisso manifestaram interesse no âmbito do programa de mentoria da associação e, por esta via, vamos facultando algum apoio em materiais de estudo, sempre que solicitado, e orientação na gestão das suas carreiras académicas e na vida pessoal.

Todos os nossos jovens continuam determinados no caminho que escolheram e estão cientes de que, de algum modo, estão comprometidos connosco em atingir o sucesso escolar. A força de vontade que vêm demonstrando, mesmo nas condições difíceis e cheias de carências que diariamente enfrentam, tornam-nos merecedores do nosso carinho e atenção.

Em nome deles e também da Ser Mais Valia, muito obrigado!

Ângelo Soares

Voluntário da SMV