SMV numa parceria em Moçambique

Formação Profissional-saber mais para fazer melhor.

No passado dia 7 de novembro partiu para Maputo o voluntário da SMV, Manuel Filipe Santos, a fim de realizar uma missão de capacitação na área da formação Profissional.

O facto de ter estado em Moçambique a desenvolver trabalho em projetos na área da electricidade, refrigeração e climatização, permitiu-lhe identificar a necessidade de formação nesta área profissional.

O projeto “Formação de Eletromecânico de Refrigeração e Ar Condicionado” surgiu como resposta à referida necessidade, visando dois objetivos:

  • Habilitar jovens com competências humanas e profissionais que lhes permitam aumentar os níveis de empreendedorismo e/ou empregabilidade,
  • Proporcionar a pessoas com trabalho nesta área, mas sem qualificação específica a aquisição de competências profissionais de refrigeração doméstica e ar condicionado,

O curso será desenvolvido através de parcerias estratégicas entre a Associação Khandlelo para o Desenvolvimento Juvenil, o Centro de Formação Profissional São José de Lhanguene, Centro reconhecido pela Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP) e a Ser Mais Valia, através da participação dos seus associados ao nível da conceção, implementação, monitorização do projeto e avaliação da formação.

Os destinatários da formação são jovens com habilitações inferiores ao 10º ano, em situação de vulnerabilidade, que não prosseguiram os estudos ou abandono escolar, desempregados, susceptíveis para auto emprego como por exemplo, iniciar pequenas empresas na área de prestação de serviços de montagem e reparação de electrodomésticos com sistema de frio e empregados de pequenos negócios fixos ou ambulantes que pretendam melhorar as competências.

Numa primeira fase foram seleccionados 25 jovens/adultos que serão alvo de formação modelar e práticas oficinais num total de 100 horas, seguida de estágio pré-profissional em empresas do ramo, com as quais serão celebrados protocolos.

A formação em sala e as práticas oficinais decorrem nas instalações do Centro de Formação Profissional de São José, entre os dias 8 de novembro e 9 de dezembro, sendo os trabalhos acompanhados pelos parceiros locais que têm um papel determinante no desenvolvimento das ações.

O trabalho prosseguirá com o acompanhamento dos estágios, apoio à integração no mercado de trabalho ou criação de negócio próprio, e ainda, dar continuidade formativa àqueles que demonstrem ter perfil para virem a ser futuros formadores e a outros, que estando já a trabalhar nesta área não possuem capacitação própria.

Pelo muito que está por fazer se percebe que esta missão que agora está a decorrer é apenas uma fase de um projeto arquitetado à volta da mesa da Associação Ser Mais Valia, alicerçado com os parceiros Khandlelo e Salesianos de Maputo, com os quais, desde 2019, trabalhamos a construção de uma “obra” que, perspetivamos, produza melhorias na qualidade de vida dos seus destinatários.

A avaliação desta fase irá definir as linhas mestras da continuidade da “obra”, pois se agora os três intervenientes assumiram os respectivos custos, o “caderno de encargos “ previsto para a sua continuidade necessita de um financiador externo.

É aqui que estamos e é com este espírito que vamos continuar porque o voluntariado que exercemos é inspirado nos valores definidos pela nossa Associação: Promoção dos Valores inerentes aos Direitos Humanos numa visão de participação do cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Mafalda França

Voluntária da SMV